Nesta quarta-feira (8), o Palácio do Planalto foi palco de um evento histórico que reuniu representantes dos Três Poderes, governadores, ministros, parlamentares e movimentos sociais para reafirmar o compromisso com a democracia e relembrar os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças discursaram sobre a importância de proteger e fortalecer os valores democráticos no país.
Lula: “A democracia será sempre uma obra em construção”
Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou que a democracia precisa ser inclusiva e constantemente defendida. “Democracia para poucos não é plena. Por isso, a democracia será sempre uma obra em construção. Seremos intransigentes na defesa da democracia e renovaremos sempre nossa fé inabalável no diálogo, na união, na paz e no amor ao próximo”, pontuou o presidente.
O evento também marcou a entrega de 21 obras do patrimônio cultural brasileiro, restauradas após atos de vandalismo em 2023, e a criação do Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia, assinado por Lula.
STF e Senado reforçam a memória histórica
O ministro em exercício do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, leu um texto do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que destacou a importância de lembrar os erros do passado para evitar retrocessos. “Precisamos lembrar do que aconteceu para que não se repita, para que as novas gerações não esqueçam das dores de uma ditadura e dos males que o autoritarismo traz”, afirmou.
No Senado, o presidente em exercício, Veneziano Vital do Rêgo, enfatizou o papel da democracia como um sistema que permite a liberdade de imprensa e a convivência com opiniões divergentes. “Essa realidade precisa ser contada para evitar retrocessos autoritários”, destacou o senador.
Combate à intolerância e valorização do diálogo
A deputada federal Maria do Rosário, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ressaltou a necessidade de combater a intolerância e o fascismo. “Não podemos ser tolerantes com intolerantes. Não podemos homenagear o fascismo, o ódio político”, declarou, reforçando o compromisso do Legislativo com a defesa das instituições democráticas.

Participação popular e valores democráticos
Após a solenidade, Lula desceu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de autoridades para participar do “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes, onde centenas de vasos de flores formavam a palavra democracia.
Dandara Macedo, enfermeira e trabalhadora da Fiocruz, destacou a importância do evento. “Hoje, mais do que nunca, precisamos defender nossa democracia e nosso direito à fala”, afirmou. Já a professora Francilma Rodrigues alertou sobre o impacto da desinformação na sociedade. “Este dia é um marco de resistência num momento de tantos ataques e fake news”, disse.
Um marco para as gerações futuras
O evento foi lembrado como um momento de reflexão e reafirmação dos valores democráticos. “É um marco. Daqui a dez anos, todos vão lembrar o que ocorreu e como a democracia foi defendida”, declarou Murilo Gimenez, que participou da celebração ao lado da família.
_________
*Com Informações Secom | Foto: Ricardo Stuckert/PR