O lateral-esquerdo João Victor de Souza Menezes, conhecido apenas como Souza, vem se consolidando como uma das principais revelações do Santos Futebol Clube no Campeonato Brasileiro. Antes de despontar no futebol profissional, o atleta teve parte da sua formação em Ribeirão Pires, onde estudou em escolas municipais até os 9 anos, quando se mudou para o litoral para integrar o futsal santista.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
Nascido em Mauá, cidade vizinha, Souza iniciou sua trajetória escolar em Ribeirão Pires na Escola Municipal Antônio Lacerda, onde cursou a pré-escola. Depois, estudou na Escola Municipal Manoel Batista entre o 1º e 3º ano e, por fim, na Escola Municipal Carlos Rohm II, onde concluiu o 4º ano antes de deixar a cidade em 2015. No mesmo período, atuava na base do Juventus da Mooca, até receber a proposta para jogar futsal pelo Santos, o que motivou sua mudança definitiva.
A transição para o futebol de campo veio em 2016, quando passou a integrar o elenco sub-11 do Santos. O desempenho chamou atenção e, em julho de 2022, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. No mesmo período, Souza representou o Brasil na Seleção Sub-17, disputando o Campeonato Sul-Americano (em que foi campeão) e a Copa do Mundo da categoria.
No ano seguinte, tornou-se capitão do sub-17 e, em 2024, avançou para o sub-20, participando da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A rápida evolução fez com que o técnico Fábio Carille promovesse o jovem à equipe principal ainda em 2024. Na temporada, participou do Paulistão, no qual o Santos foi vice-campeão, e atuou em mais oito jogos da Série B, mesmo após sofrer uma lesão muscular que o tirou de parte do campeonato. Ele também recebeu convocação para a Seleção Brasileira Sub-20.
Em 2025, Souza passou a figurar entre os titulares do Santos e já soma 24 partidas, sendo 19 pelo Campeonato Brasileiro da Série A, com 15 como titular. Seu primeiro gol como profissional foi marcado no empate por 2 a 2 contra o Botafogo, consolidando ainda mais seu espaço na equipe.
Hoje, aos 19 anos, Souza é visto como uma das promessas recentes formadas no clube da baixada santista. E parte dessa história começou nos corredores e quadras de escolas públicas de Ribeirão Pires, cidade onde deu os primeiros passos antes de vestir a camisa alvinegra.
Fonte: PMETRP | Texto: Ryan Hanada Koralewski
