Pensar no futuro e em qual caminho seguir profissionalmente é importante. Ter em quem se inspirar, ainda mais. Por isso, nesta sexta-feira (10), alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Gabriel Oscar de Azevedo Antunes, em Santo André, tiveram a oportunidade de receber profissionais de diferentes áreas para um diálogo sobre trajetória profissional.
O encontro, chamado de Dia das Profissões, contou com a participação de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, garis, enfermeiras, mestre de capoeira, skatista, advogado, patinadora, publicitária, confeiteira e designer de interiores. A apresentação ocorreu no pátio da escola e as crianças vibravam a cada anúncio das profissões.
>>mais notícias: Santo André
A confeiteira Nádia Munhoz, que está há 12 anos no mercado, comemorou a oportunidade de falar sobre sua carreira. “Meu trabalho me possibilita ter contato com pessoas em momentos felizes de suas vidas. Já cheguei a produzir mil pedaços de bolo, o que exigiu bastante de mim para conseguir atender a encomenda, mas vale a pena por poder contribuir na minha renda e alcançar meus objetivos e da minha família”.
Na ocasião, a enfermeira Jeane de Oliveira Francisco compartilhou o que a motivou na escolha da profissão. “Eu sempre gostei de cuidar. E meu trabalho hoje é cuidar de pessoas, que são o amor de alguém”, disse orgulhosa.
O toque do berimbau fez sucesso na vez do professor de capoeira José Roberto Badanai falar sobre a sua experiência de 46 anos na área. “É uma grande satisfação compartilhar sobre a modalidade e a cultura que a capoeira carrega”, destacou.
A presença da GCM reforçou a importância da patrulha nas escolas; a do coletor de resíduos sobre o quanto separar o lixo adequadamente ajuda na destinação correta dos materiais; e a do skatista e da patinadora o quanto o esporte faz a diferença; além das profissões que estão diretamente ligadas ao dia a dia das pessoas, em setores como obras e serviços. Após a atividade no pátio, os profissionais conversaram com as turmas nas salas de aula e compartilharam mais das suas experiências.

Interação – Alguns alunos aproveitaram a data e foram vestidos com as profissões que desejam seguir. Aos 7 anos, a aluna Ana Souza se diz certa da faculdade que deseja cursar. “Quero ser médica e cuidar da saúde de quem precisa”, contou.
Ídolos do Esporte também estavam na lista dos profissionais que inspiram a garotada. O aluno Murilo Bognar estava caracterizado de jogador de futebol. “Meu sonho é estar no campo e mostrar o meu melhor”, projetou.
Já a aluna Carolina Lima de Souza pretende seguir na modalidade de jiu-jitsu. “Gosto muito de praticar e sei que posso competir por muitos anos”, enfatizou.
O uniforme do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vestido pelo aluno Victor Barizan, de 10 anos, também não passou despercebido. “Eu admiro muito o trabalho de quem faz parte do Samu, que está sempre a postos e presta socorro com urgência”, pontuou.
“Com esta atividade conseguimos reforçar com as crianças que todas as profissões têm a sua importância. E conseguimos selecionar participantes de diferentes áreas para falar sobre o seu dia a dia com êxito”, concluiu a diretora Carolina Rehder, da Emeief Professor Gabriel Oscar de Azevedo Antunes.
______
Fonte: PMSA | Texto: Caroline Terzi/PMSA