A Câmara Municipal de Mauá aprovou nesta terça-feira (7), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 198/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que institui o Dia Municipal dos Profissionais da Educação, a ser celebrado em 15 de outubro. A matéria também estabelece ponto facultativo na data, sem expediente nos equipamentos da rede municipal de ensino.
>>mais notícias: Mauá
A criação do calendário tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho de todos os servidores que compõem o sistema educacional do município — professores, gestores, equipes de apoio, agentes escolares e demais colaboradores —, essenciais na formação de crianças, jovens e adultos na rede municipal de ensino.
A medida reflete o compromisso da administração municipal com a valorização da educação como instrumento de transformação social.
“A instituição desse dia no calendário oficial é também um convite à reflexão sobre a importância das políticas educacionais, da valorização do ensino e do investimento contínuo na formação do nosso povo. Conceder uma folga remunerada aos profissionais da educação é um gesto concreto de reconhecimento e respeito àqueles que se dedicam diariamente à construção de um futuro melhor para Mauá”, destacou o prefeito Marcelo Oliveira.
O secretário de Educação, Gilmar Silvério, reforçou a importância de todos os segmentos que atuam na área.
“A educação é uma construção coletiva. Cada profissional, em sua função, contribui para o aprendizado e o desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Esse dia simboliza o compromisso da cidade com a valorização de todos os que fazem a educação acontecer”, afirmou.
A medida segue agora para a sanção do prefeito Marcelo Oliveira e já será aplicada neste 15 de outubro, quarta-feira da próxima semana.
_________
Fonte: PMM