A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS), está intensificando o serviço de desinsetização geral do Cemitério Municipal. Uma equipe da UVZ – Unidade de Vigilância de Zoonoses esteve no local, na quinta-feira, 24/7, fazendo a aplicação do produto que elimina os mosquitos voadores e suas larvas.
>>>mais notícias: Diadema
Mensalmente, já é realizada uma desinsetização no Cemitério Municipal por uma empresa especializada no controle integrado de pragas. Mas esse combate aos mosquitos vai passar a ser quinzenal. Além do serviço contratado a cada 15 dias, a UVZ, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Diadema, poderá fazer, se necessário, novas intervenções extras no local.
A desinsetização emergencial realizada agora pela UVZ foi planejada após uma vistoria técnica do Cemitério Municipal, na semana passada. Durante a inspeção conjunta, foram mapeados os principais focos. Com o mapa na mão, os técnicos aplicaram o produto exclusivamente nos pontos críticos, previamente detectados, sem riscos para os visitantes nem para os funcionários do local.
De acordo com a SMAS, a Prefeitura vai fazer uma ação sistemática para acabar com o incômodo dos mosquitos no Cemitério Municipal. Além das desinsetizações mais frequentes, outras iniciativas eficazes estão sendo adotadas como a lavagem e limpeza constantes, conserto de trincas e fechamento uniforme das gavetas, especialmente dos sepultamentos recentes, por apresentarem maior quantidade de líquidos, já que os mosquitos adoram umidade.
O serviço de desinsetização foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ricardo Sousa.
Outros melhoramentos
No começo do ano, a situação do Cemitério era muito precária, mas está mudando a cada dia. Para isso, a Prefeitura já investiu este ano cerca de R$ 400 mil. E vai melhorar ainda mais, pois um processo de licitação está em andamento para reforma geral do conjunto vertical de columbários (térreo mais três andares). Na obra serão restaurados piso, parede, teto, telas e gradis, além de pintura geral e instalação elétrica.
Enquanto isso, a Prefeitura está executando com mão-de-obra própria o requadramento da alvenaria dos columbários. A medida visa uniformizar a parte frontal, possibilitando a futura padronização, identificação e embelezamento das gavetas públicas de sepultamento.
________
Fonte: PMD | Texto: MarcosLUiz/PMD
Foto André Baldini/PMD