Em homenagem ao Dia dos Avós, comemorado no sábado, 26 de julho, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Cultura, realizou uma tarde especial dedicada à valorização da terceira idade. O Encontro dos Avós, promovido na quinta-feira (24/07), na Chácara Três Irmãos, reuniu dezenas de idosos em uma programação repleta de afeto, cultura e interação.
>>mais notícias: Diadema
A ação reforça o compromisso da administração municipal com o bem-estar dos idosos e antecipa políticas públicas voltadas à inclusão, participação ativa e qualidade de vida desse público. Entre as iniciativas já em andamento está a Escola Digital para a Melhor Idade, que oferece cursos de informática e redes sociais para facilitar o acesso dos idosos à tecnologia e que já está em sua segunda turma.
A Prefeitura pretende ainda implantar a Semana da Melhor Idade, com oficinas, exposições, atividades esportivas e o tradicional Baile da Melhor Idade, além de ampliar o programa Turistando com a Melhor Idade, promovendo passeios e excursões voltadas ao público idoso.
“Na cultura japonesa, de onde vem as minhas raízes, os mais velhos são honrados por sua experiência e sabedoria. Quero levar esse respeito para todas as políticas públicas da cidade. Valorizar a terceira idade é reconhecer que há muito o que aprender com quem já viveu tanto. É garantir dignidade, escuta e espaço de participação ativa”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.
Para a Secretária de Cultura, Beatriz Giudicio, os eventos para os idosos também são uma oportunidade de cuidar da saúde das pessoas. “É esse tipo de interação que evita os idosos a entrarem em depressão, se sentirem sozinhos, desamparados. Fizemos uma análise e 25% do público que frequenta as oficinas da secretaria são idosos, é um número significativo”, comentou Beatriz.
A ação, além de promover um encontro com a melhor idade, proporcionou apresentações de coral – com a maestrina Débora Pinheiro -, dança cigana e DJ. Os idosos também puderam participar de uma roda de conversa.
Rosana Nunes e Vera Lúcia de Oliveira fizeram parte da apresentação de dança cigana. Ambas são do Centro Cultural Campanário e estavam muito empolgadas em mostrar as habilidades de dança. “Fomos avisadas 15 dias antes e conseguimos nos preparar da melhor forma possível”, compartilhou Rosana. “É muito gratificante e divertido participar de um encontro assim, adoramos ver os idosos felizes e se divertindo”, complementou Vera Lúcia.
Vilma Roseli foi convidada pelo núcleo de idosos Colmeia e se sentiu animada para acompanhar a programação toda. “Já vi o coral e me senti emocionada. Adorei a atmosfera, bem animada, já conversei com bastante pessoas. É um momento de confraternização importante”, finalizou.
________________
Fonte: PMD | Texto: José Vitor Gomes/PMD
Fotos: Mauro Pedroso