No último sábado (17), Diadema foi palco dos “Jogos Brasileiros de Capoeira 2023 – Aruãna Lembra Bimba”, organizado pelo Instituto de Ensino Aruãna Capoeira, de Mestre Pitbull. Bimba – Mestre Bimba – é considerado o fundador da capoeira. Participaram cerca de 100 capoeiras, vindos de todo o interior de São Paulo, do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Recife.

Em jogo, os títulos das categorias Infantil, Monitores, Graduadas, Graduados, Instrutores, Professores e o Cinturão de Campeão Absoluto, disputado entre os dois melhores de cada categoria anterior, competindo livremente. Finalmente, a categoria Mestres e Contramestres, disputada à parte.

“Pra nós, estar à frente dos Jogos justamente nos 50 anos da Capoeira em Diadema traz uma representatividade muito grande, principalmente porque estamos celebrando o Mestre Geni, essa lenda, um dos pioneiros da capoeira na cidade,” explicou Odelmio Francisco Junior, o Mestre Pitbull. “Ao mesmo tempo, também estamos trazendo os mais jovens, então é de uma importância muito grande, principalmente para as crianças, que vão participar pela primeira vez de um evento deste porte.”

Campeão Absoluto
E o cinturão de Campeão Absoluto dos Jogos Brasileiros de Capoeira ficou com Victor Matheus Cavalcanti Lima, 25, conhecido na capoeira como China. Ele treina com o grupo Aruãna no Jabaquara, em São Paulo, e foi graduado diretamente por Mestre Pitbull. “Pra mim, ganhar o cinturão foi maravilhoso! Eu treino duro todos os dias, com os meus alunos e meus mestres, e ganhar só mostra que o trabalho dá resultado,” comemorou ele. “A minha mãe estava presente no evento e não tem maior orgulho que ver os olhos da minha mãe brilharem de alegria. Eu não ganhei sozinho, todos que me ajudaram ganharam comigo.”

Reverenciando o passado, formando o futuro
Pitbull, além da própria academia, também dá aulas abertas e gratuitas em escolas, na Sala de Ginástica da Vila Conceição e no Parque do Paço, em Diadema, em convênio com a Secretaria de Esportes e Lazer. “A gente não pode esquecer de onde viemos,” afirmou o mestre. “Por isso trouxemos os mestres mais antigos, que abriram o caminho que trilhamos hoje, para apresentá-los às crianças que são o futuro, a continuidade da capoeira.”

Segundo o capoeira, esta é uma comunidade que não só ensina uma luta, uma arte marcial, mas também valores como Educação, Respeito e a valorização e a importância da Cultura Negra. “É preciso preservar nossas origens, do negro africano que veio pra cá contra a sua vontade e criou a capoeira já no Brasil, para se defender. Isso sem contar aspectos como a musicalidade, o artesanato da criação de seu próprio instrumento, apresentações artísticas, a dança do maculelê…”

“É uma arte completa, que não tem gênero, não tem idade e pode ser inclusive adaptada para pessoas idosas ou com deficiência,” concluiu.

Onde Praticar
Capoeira Aruãna:
Parque do Paço: terças e quintas, de manhã
Vila Conceição: terças e quintas, 19h30

Confira os vencedores de cada categoria:

Categoria Mestre e Contramestres
1° MESTRE PITBULL – SP
2° MESTRANDO ÁGUA VIVA – RJ
3° MESTRE ESQUILO – MG.
Categoria Absoluto, Cinturão dos Jogos Brasileiros
1° GRADUADO CHINA – SP
2° INSTRUTOR ZÉ COLMEIA – SP
3° INSTRUTOR KUEY – MG
Categoria Professores
1° PROFESSORA LUPYTA (TRANS) – SP
2° PROFESSOR TOURO – MG
3° PROFESSOR PANTERA – SP
Categoria Instrutores
1° INSTRUTOR ZÉ COLMEIA – SP
2° INSTRUTOR KUEY – MG
3° INSTRUTOR CORUJÃO – RJ
Categoria Graduado
1° GRADUADO CHINA – SP
2° GRADUADO MÃO DE URSO – MG
3° GRADUADO GUGA – SP
Categoria Graduadas
1° GRADUADA FELINA – PR
2° GRADUADA FAISKA – SP
3° GRADUADA GUERREIRA – SP
Categoria Monitores (mista)
1° MONITORA RAPOSA – PR
2° MONITORA CHAVEIRINHO – PR
3° GUARÁ
2 e 3 Graduação Aluno Adulto
1 ° Modelo – SP
2° Angola – SP
3° Maria terra – MG
Categoria Juvenil de 12 a 14 anos
1 ° Mini Pitbullzinho – SP
2° Disney – SP
3° João – SP
Categoria Infantil de 9 a 11 anos
1° Ligerinha – PR
2° Arco íris – SP
3° Escorpião – SP
Categoria Infantil de 6 a 8 anos
1° Formiguinha – SP Diadema
2° Kiri – SP
3° Emanuel – SP
Os Jogos Brasileiros de Capoeira fazem parte da programação da 22a Kizomba – Festa da Raça.
_____________________________
Fonte: PMD