A Prefeitura de Diadema iniciou na sexta-feira (11) o programa Emprega Diadema nos Bairros, que leva oportunidades de trabalho diretamente às comunidades, com ações presenciais e regionais para facilitar o acesso ao emprego. A estreia aconteceu no Circo Escola da Praça Céu das Artes, no Jardim União, com a oferta de cerca de 700 vagas de emprego por meio de 10 empresas participantes.
>>mais notícias: Diadema
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), tem o objetivo de descentralizar o acesso às vagas, reduzindo custos de deslocamento e ampliando a chance de recolocação de trabalhadores da cidade.
Mutirão leva emprego direto à população
“Tivemos o feirão no Centro, com mais de 3 mil vagas, mas o Emprega nos Bairros é onde o emprego vai até você. A gente sabe que o deslocamento é um custo a mais para quem está desempregado”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.
A estratégia foi elogiada por empresas e moradores. A Intense RH, por exemplo, disponibilizou 300 vagas e destacou a agilidade do processo. “Com esse apoio da Prefeitura, faço em algumas horas um trabalho que levaria mais de um mês — e com mais resultado”, comentou Adriana Dolce, coordenadora de recrutamento.
Vagas perto de casa facilitam acesso
Claudia Aparecida de Souza, 54 anos, moradora do Jardim Inamar, foi a primeira a chegar no evento. “Cheguei às 5h30 da manhã. Trabalhei 30 anos em restaurante e estou há 3 meses desempregada. Sozinha, eu visitaria duas empresas no máximo. Aqui, posso me apresentar para 10, e pertinho de casa”, afirmou.
Próximas datas do Emprega nos Bairros
De acordo com o secretário da SEDET, Aírton Aparecido da Silva, os próximos mutirões ocorrerão nos bairros Piraporinha, Eldorado e Promissão, ainda nos meses de julho e agosto.
Moradores também podem se cadastrar pela internet no site oficial do programa:
emprega.diadema.sp.gov.br
Empreendedores da Quebrada: orientação e microcrédito
O mutirão também contou com o programa Empreendedores da Quebrada, com orientações do SEBRAE e acesso ao Banco do Povo, que oferece crédito de até R$ 8 mil para pessoas físicas e R$ 21 mil para MEIs, com parcelamento em até 30 vezes e juros de apenas 0,35% ao mês.
“É oportunidade, orientação e qualificação. Uma promessa do plano de governo do prefeito Taka que já é realidade em Diadema”, destacou o secretário Aírton.
Para dúvidas sobre MEI e cursos do SEBRAE, o atendimento é pelo (11) 4053-5400. Já para o Banco do Povo, o contato é (11) 96396-2793.