As obras do Programa Drenar São Caetano seguem com cinco frentes de trabalho simultâneas e, em uma delas, a Rua José Salustiano Santana, no Bairro Mauá, foram executados 433 metros de novas redes de drenagem. Essa via, situada próxima ao Ribeirão dos Meninos, é bastante afetada pelas enchentes na cidade e com a conclusão dos serviços deverá ter uma redução significativa nos impactos causados pelas chuvas.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Já no Centro, especificamente no Terminal Rodoviário Nicolau Delic, as intervenções do Módulo 2 avançam após a demolição das antigas calçadas e estruturas, e o tratamento de pilares e vigas. Também foi concluída também a demolição do arco da Rua 24 Horas, local que será a saída da passagem de nível que conectará o Centro ao Bairro Fundação.
“Durante esta etapa, a Prefeitura articulou os trabalhos com o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), que realizava um serviço na Rua Perrella, para que as duas obras acontecessem de forma sincronizada, evitando impactos duplicados no trânsito, na circulação de pedestres e no comércio local”, explicou o secretário de Obras e Habitação (Seohab), Renato Rocha.
Outras duas frentes seguem em andamento nas avenidas Nelson Braido e Fernando Simonsen, com a implantação de 540 metros e 310 metros de novas redes de drenagem, respectivamente. Em ambas as vias, as intervenções estão em suas retas finais, sendo que na Rua Fernando Simonsen foram concluídos 415 metros de rede de esgoto.
Por fim, o Reservatório do Bairro Fundação, que terá capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água, segue em execução. A obra está dentro do cronograma, em sua fase de escavação e concretagem dos blocos de fundação dos pilares (sendo 11 dos 27 blocos já executados). Esta é considerada uma das obras mais estratégicas do programa.
O alteamento do muro de contenção, também em suas etapas finais, complementa o conjunto de ações no local e tem como objetivo minimizar o transbordo do Rio Tamanduateí, beneficiando diretamente os bairros Fundação e Prosperidade.
As intervenções do Programa Drenar São Caetano, financiado com recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento) e contrapartida da Prefeitura, representam um importante investimento em infraestrutura urbana e prevenção de enchentes, reforçando o compromisso da administração municipal com uma cidade mais segura.
_______
Fonte: PMSCS | Texto: Beatriz Nogueira e Bignardi Junior /PMSCS
