A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgará, na próxima segunda-feira (14), a lista dos estudantes da rede estadual habilitados para a prova de seleção do Programa Prontos pro Mundo. A iniciativa oferece intercâmbio de três meses em países de língua inglesa para alunos do Ensino Médio da rede pública.
A relação dos aptos poderá ser conferida a partir da madrugada nos portais www.educacao.sp.gov.br e www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br.
Etapas e critérios de participação
De acordo com o regulamento da Seduc-SP, poderão participar das provas de seleção os estudantes que:
- Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
- Fizeram o Saresp em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental;
- Tiveram pelo menos 90% de frequência escolar no ano passado;
- Obtiveram certificado no nível 3 ou superior no curso online de inglês oferecido pela Secretaria.
Neste ano, o programa foi ampliado para permitir a participação de alunos que cursaram o Ensino Fundamental em escolas municipais públicas desde o 6º ano, ampliando o alcance do programa às 644 cidades paulistas com escolas de Ensino Médio.
“O Governo do Estado poderá alcançar a meta de enviar para o intercâmbio representantes de todas as cidades paulistas”, destacou o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.
Provas acontecem em agosto nas escolas
As provas de seleção do Prontos pro Mundo serão aplicadas entre os dias 4 e 8 de agosto, nas próprias escolas estaduais. Antes disso, nos dias 24 e 31 de julho, professores selecionados participarão de formações para aplicar as avaliações.
O resultado final com os 500 alunos selecionados para o intercâmbio no primeiro semestre de 2026 será divulgado até o fim de agosto.
Primeiros embarques rumo à Austrália
A Seduc-SP informou que 40 estudantes do grupo dos 500 aprovados na edição atual do programa embarcam para a Austrália na madrugada de segunda-feira (14). Esses alunos iniciam a experiência de três meses em escolas equivalentes ao High School, morando em casas de famílias locais.
Os embarques restantes dos 500 estudantes de 2025 devem ocorrer a partir de setembro, completando o total de 1.000 intercambistas por ano previsto pelo programa.