Close Menu
    What's Hot

    Claudinha Leitte Puxa Tradicional Blow Out em Salvador no Carnaval 2026

    13/02/2026

    Grande ABC se Prepara para Carnaval 2026 com 34 Atrações Culturais

    13/02/2026

    GCM de Diadema Detém Suspeito por Tráfico de Drogas na Vila Nogueira

    13/02/2026

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Educação - Educação Financeira passa a ser obrigatória nas escolas em 2020
    Educação

    Educação Financeira passa a ser obrigatória nas escolas em 2020

    ABC AGORABy ABC AGORA18/01/20204 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Foto: Divulgação
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Foto: Divulgação

     

    A AEF-Brasil que leva educação financeira à população brasileira mostra em pesquisa como o tema pode fazer a diferença e que o aprendizado das crianças impacta na sociedade

    Um novo ano e junto dele uma nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de 2020, a educação financeira passa a compor a BNCC como disciplina transversal no ensino infantil e fundamental, tornando-se obrigatória em todas as escolas do Brasil, que devem se adequar para atender às novas exigências.

    A Associação de Educação Financeira do Brasil — AEF-Brasil, que desenvolve metodologias para a disseminação do tema junto a estudantes e educadores, além de outros públicos, tem na bagagem experiências positivas dos projetos realizados pela instituição em escolas de todo o país e aprova a medida.

    “A inserção do tema da educação financeira no documento que norteia as instituições de ensino, a BNCC, é uma alternativa para a resolução de problemas reais que temos atualmente no país, como o consumismo desenfreado, responsável pelo alto nível de endividamento da população. Com esse recurso, além de atingir diretamente professores e alunos, há um impacto indireto também junto a pais, responsáveis e comunidade do entorno, aumentando a consciência em torno do tema”, avalia Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

    A Associação, inclusive, divulgou recentemente um resultado parcial de uma pesquisa que ainda está em andamento, feita a partir de um projeto realizado em parceria com a Serasa Consumidor e Serasa Experian, que mostrou como a educação financeira nas escolas ajuda a desenvolver em jovens e crianças hábitos saudáveis na relação com o dinheiro, como a cultura de poupar e de falar sobre o tema de forma aberta no ambiente familiar.

    Um dos dados desse estudo mostra que 34% de jovens impactados por esse projeto afirmaram ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois dessa experiência. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.

    A pesquisa mostrou ainda que 55,89% dos estudantes consultados possuíam cofrinhos em casa para guardar dinheiro. Desses, 30% deles tinham o objetivo de ajudar os pais com esse dinheiro poupado e 41% pretendiam acompanhar o andamento dessa prática e continuar poupando. Além disso, 53% disseram conversar com seus pais sobre poupança e 46% afirmaram que falam com eles sobre planejamento de férias.

    Para 23% dos pais, o principal aprendizado que a educação financeira pode trazer a seus filhos é a conscientização de que o dinheiro é resultado de trabalho e empenho. Já 15% acredita que é importante ensinar que economizar é um hábito importante para garantir um bom futuro. Para 53% dos pais esse tipo de aprendizado fará com que seu filho seja capaz de tomar decisões financeiras mais acertadas.

    “A educação financeira prepara as novas gerações para a administração equilibrada de suas finanças e torna os jovens mais conscientes para planejar suas vidas, realizar seus sonhos, resistir às pressões do consumismo, cuidar do planeta e influenciar positivamente suas famílias e a sociedade, ou seja, quanto mais cedo ensinarmos educação financeira e fomentarmos habilidades empreendedoras é, sem dúvida, o caminho para construir uma nação próspera, em que as pessoas não precisem encarar a situação que temos hoje, com mais de 60 milhões de endividados”, destaca Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

    A AEF-Brasil possui um portfólio de materiais (livros para os ensinos fundamental e médio, game, EADs, websérie e documentários) gratuito na plataforma www.vidaedinheiro.gov.br pronto para ser usado pelos professores.

     

    Sobre a AEF-Brasil e a ENEF

    A AEFBrasil – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país.

    A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Fundamental e Médio e, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e idosos com renda de até dois salários mínimos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

    A AEF-Brasil é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; B3 – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

     

    Fonte: Trama Comunicação

    Base Curricular BNCC educação financeira Educação fundamental educação infantil
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    SENAI abre mais de 68 mil vagas em cursos em todo país

    13/02/2026

    Cursinho Singular Anglo inicia aulas do Extensivo

    13/02/2026

    Prefeitura de São Bernardo define primeiros passos para funcionamento de creche noturna 

    30/01/2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Claudinha Leitte Puxa Tradicional Blow Out em Salvador no Carnaval 2026

    ABC AGORA13/02/2026

    Para o primeiro dia de bloco em Salvador, Claudinha puxa o tradicional Blow Out, na…

    Grande ABC se Prepara para Carnaval 2026 com 34 Atrações Culturais

    13/02/2026

    GCM de Diadema Detém Suspeito por Tráfico de Drogas na Vila Nogueira

    13/02/2026

    Hospital Pequeno Príncipe promove aula online gratuita sobre cuidados com traqueostomia infantil

    13/02/2026
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.