A Caravana da Saúde, programa lançado em janeiro de 2025 pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, para zerar as filas de consultas e exames na cidade, já solucionou 94% dos atendimentos de exames que estavam represados até 31 de dezembro de 2024. A fila de consultas também andou, e cerca de 90% dos atendimentos já foram solucionados. No último dia do ano passado, as filas somavam mais de 94 mil atendimentos. A meta é atender 100% da demanda até 01º de julho. Neste final de semana, mais um mutirão mobilizou o Hospital de Clínicas, o Hospital de Olhos, a Policlínica Centro e a Poli Imagem. O prefeito Marcelo Lima esteve na tarde desde domingo no HC para acompanhar alguns dos atendimentos.
Com as salas cheias de pacientes, Marcelo conversou com os munícipes, ouviu queixas e elogias, e novamente se comprometeu a entregar para a população de São Bernardo um atendimento de qualidade e com dignidade. “Desde o dia 1º de janeiro estamos trabalhando sem parar para resolver essas filas, para acabar com essa espera de vocês”, falou cos municípes que aguardavam pelas consultas. “Eu sei que tem muita gente necessitada, peço que vocês tenham paciência, porque ninguém vai sair daqui sem ser atendido”, completou.
No HC, para sábado e domingo, foram agendadas 1.784 consultas, nas especialidades cirurgia geral e vascular, urologia, proctologia, neurocirurgia e otorrino e 157 cirurgias. Marcelo Castro Peixoto, de 59 anos, aguardava para passar na consulta com o vascular. O munícipe sofreu um AVC há cerca de um ano e já tinha até se esquecido que aguardava para passar pelo especialista. “Nos avisaram essa semana, eu nem lembrava mais”, relatou, informando que aguardava ao menos desde setembro de 2024 pelo atendimento. Moradora do Parque São Rafael, Julia Agostinea Feitoza da Silva, 69 anos, também esperava para passar com o vascular. Estava aguardando a consulta desde agosto do ano passado. “Preciso fazer uma cirurgia e espero que agora as coisas deem certo”, afirmou.
Além de atender os pacientes que aguardavam há meses, alguns até há anos por consultas e exames, a Caravana da Saúde é um grande guarda-chuva que também inclui as consultas de retorno desses atendimentos com os especialistas e organiza o fluxo diário dos atendimentos em toda a rede municipal de saúde. A moradora do Taboão Maria das Graças Souza Gonçalves, 73 anos, passou em consulta com o neurologista, após ter sido encaminhada por um ortopedista, em consulta também da Caravana. “Fui muito bem atendida. Esses mutirões aos finais de semana são bons para agilizar o atendimento porque tem muita gente que precisa”, afirmou.
Para o prefeito Marcelo Lima, que tem feito questão de acompanhar de perto não apenas os atendimentos da Caravana da Saúde, como o dia a dia de outros equipamentos de saúde, essa proximidade com a população é essencial. “As pessoas têm a oportunidade de ver que o prefeito está fiscalizando, está ao lado da equipe, que o que a gente fala não é só propagando, é um trabalho que está realmente sendo feito”, afirmou o prefeito.
__________
Fonte: PMSBC