Em bom ritmo de execução, previsão de entrega da construção está marcada para agosto de 2019
Um ano e nove meses após sua retomada, as obras do piscinão do Paço de São Bernardo avançam a todo vapor, seguem com previsão de entrega à população em agosto do próximo ano. Com 86% de execução, a construção ingressa agora na etapa de concretagem da cobertura do reservatório, que terá capacidade para armazenar chuvas de até 85 mm no período de duas horas, colocando um fim definitivo aos problemas causados por temporais na região central e devolvendo a esplanada do Paço à população.
A obra do piscinão foi reiniciada na gestão do prefeito Orlando Morando, após auditoria contratual realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e repactuação junto ao Ministério das Cidades. Isso porque o contrato passou por sucessivos aditivos financeiros, levantando suspeitas sobre a licitude do acordo. A obra completa está orçada em R$ 353 milhões, com parte dos recursos da União, uma vez que integra o Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), do governo federal. Os serviços serão tocados pelo consórcio Centro Seco.
”Esta obra é o maior exemplo da ingerência que perpetuou em São Bernardo durante a antiga gestão. Uma construção que colocaria fim aos problemas de enchentes na região central, já tão castigada pelas chuvas, mas que foi sendo tocada com total negligência, ficando paralisada por quase um ano. Nosso governo deu celeridade ao projeto e entregamos uma parte primordial, que é o estacionamento do Paço”, destacou o chefe do Executivo. Após três anos de inatividade, o estacionamento passou, desde janeiro deste ano, a contar com 264 vagas para funcionários e munícipes, com áreas exclusivas para idosos e deficientes.
Projeto – A obra foi iniciada em 2013 e abandonada com 60% de execução, em 2016. Para dar prosseguimento à construção, a atual gestão captou recursos, por meio da CAF (Cooperação Andina de Fomento). Hoje, cerca de 500 trabalhadores, entre diretos e indiretos, atuam na construção e no túnel de galeria, que liga a Rua Jurubatuba e Avenida Aldino Pinotti ao reservatório. A ligação tem 950 metros de extensão e seis metros de diâmetro, encontrando-se atualmente com 100% da escavação concluída.
Esplanada – Além de uma solução definitiva para os problemas de enchentes no Centro da cidade, a conclusão do Piscinão do Paço também trará de volta à população a extinta esplanada da Prefeitura, que prevê uma ampla área verde, além de espaço para realização de eventos culturais e esportivos, transformando o aspecto urbanístico nas proximidades do prédio do Executivo.
Fonte: PMSBC – Por: Carla de Gragnani
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC