
Centro de Atenção Psicossocial Farina/ Nova Petrópolis será concluído no primeiro trimestre do ano que vem; cerca de 2.500 atendimentos por mês serão realizados na unidade
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta quarta-feira (21/11) que a entrega do maior CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade será entregue até o fim do primeiro trimestre do ano que vem. A unidade Farina/Nova Petrópolis – localizada na Avenida Wallace Simonsen, 1900, no bairro Nova Petrópolis –, foi vistoriado pelo chefe do Executivo, pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e a coordenadora de Saúde Mental, Cintia Azevedo.
“Com muita alegria, anunciamos que esta obra já está na fase de conclusão. Ela será entregue à população no primeiro trimestre de 2019. Esta unidade, quando estiver funcionando, irá atender aos pacientes da Vila São Pedro, Parque São Bernardo e Nova Petrópolis. Iremos oferecer um atendimento de qualidade, com estrutura apropriada”, comentou Morando.
A nova unidade de Saúde será especializada no acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos e que apresentam transtornos mentais graves e persistentes. O serviço terá funcionamento 24 horas. Por mês, serão realizados, em média, 2.500 atendimentos, com o apoio de uma equipe multiprofissional, composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico e enfermeiros.
Durante a vistoria, o responsável pela pasta de Saúde salientou que a mudança pode ser considerada como um grande salto para a saúde do município. “Hoje, atendemos os nossos pacientes em uma casa alugada e com pouca estrutura. Neste novo prédio, teremos 8 salas de individuais, consultórios médicos, dormitórios femininos e masculinos, entre outros, proporcionando assim um melhor serviço à população”, explicou Dr. Geraldo.
Referência em Saúde Mental – Com uma ampla rede de unidades de saúde, composta por 9 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico e o Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), o município é considerado referência nacional na saúde mental. Por mês, são realizados, em média, 16 mil atendimentos.
Ao todo, a cidade conta com 32 psiquiatras e 17 psicólogos que atuam nos 9 CAPS e na Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico. Além disso, todas as UBS possuem auxílio psicológico, onde os pacientes são encaminhados para tratamento nos CAPS.
FONTE: PMSBC – Texto: Gabriela Maria