A Estância Turística de Embu das Artes inaugura neste sábado, dia 29 de março, às 14h, a reforma do Memorial Sakai, uma obra viabilizada com recursos do Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur–SP). O investimento total foi de R$ 283.987,92, com 100% da verba proveniente do Governo do Estado.
A obra contemplou a recuperação do telhado, instalação de forro, substituição de esquadrias, troca de revestimentos cerâmicos, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias, acessibilidade e pintura geral. O Memorial está localizado na Rua Rebolo Gonzáles, 185, na Vila Cercado Grande.
O espaço homenageia o artista Tadakiyo Sakai, mais conhecido como Mestre Sakai de Embu, considerado um dos maiores escultores em terracota do Brasil. Nascido em 1914, em Nagasaki (Japão), chegou ao Brasil em 1928 e se fixou definitivamente em Embu das Artes em 1952. Além da escultura, foi mestre de artes marciais e dedicou parte da vida ao ensino e à cultura.
“O Memorial Sakai de Embu reúne dezenas de peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos principais representantes da escultura em terracota no Brasil, respeitado por sua criação e pela originalidade de sua obra. Com a reforma, o Memorial, que é um importante atrativo turístico da cidade, está pronto para receber os visitantes com mais conforto e segurança”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
A cidade de Embu das Artes, a apenas 28 km da capital paulista, é um dos destinos preferidos para passeios de fim de semana. Com cerca de 800 mil visitantes por ano, o município é famoso por seu Centro Histórico charmoso, ruas de paralelepípedos e, principalmente, pela tradicional Feira de Arte e Artesanato, realizada desde 1969. A feira acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h, e atrai turistas em busca de cultura, arte e gastronomia local.