Em uma manhã marcada por emoção, orgulho e novos começos, 43 mulheres concluíram, nesta terça-feira, 15 de julho, a 6ª edição do Programa Empreendedoras Braskem. A cerimônia de formatura, realizada no auditório da companhia no ABC, celebrou mais do que o encerramento de uma jornada de capacitação: foi o reconhecimento do potencial transformador do empreendedorismo feminino nas comunidades.
Criado em 2019, o Empreendedoras Braskem é uma iniciativa que une desenvolvimento local, empoderamento econômico e inclusão social, oferecendo ferramentas para que mulheres com espírito empreendedor, com ou sem negócio formalizado, possam tirar suas ideias do papel ou impulsionar seus empreendimentos. Desde então, mais de 200 mulheres já foram formadas em cinco territórios do Brasil, com mais de 1.500 inscritas ao longo dos anos.
No ABC, o programa tem impactado diretamente moradoras de regiões próximas ao Polo Petroquímico, contribuindo para a geração de renda, o fortalecimento da identidade local e o protagonismo feminino.
A jornada formativa, realizada em parceria com a escola de negócios periférica Empreende Aí, é baseada na metodologia do curso Despertando o Empreendedor e abrange temas como autoconhecimento, ideação, plano de negócio, marketing, vendas, gestão financeira e storytelling. Os encontros estimulam o olhar estratégico e criativo das participantes frente aos desafios do dia a dia e, principalmente, às possibilidades que o futuro pode oferecer.
Como parte da formação, as empreendedoras apresentaram seus projetos em um pitch avaliativo. Os três negócios que mais se destacaram, por seu impacto, viabilidade e inovação, foram premiados com um recurso semente para impulsionar sua consolidação:
1º lugar: Juliana Mazetti – Ateliê Juliana Mazetti
2º lugar: Rosângela Mendonça – Sabor Kakau
3º lugar: Marta Guimarães de Lima da Silva – Delícias da Marta
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais que reforçaram a relevância da iniciativa. Para a vice-prefeita de Santo André, Silvana Medeiros, o impacto do programa vai além da capacitação. “Primeiro, eu quero parabenizar a Braskem por essa iniciativa tão necessária. Incentivar mulheres empreendedoras é mais do que apoiar negócios. É acreditar no futuro, na transformação e no potencial que move a nossa cidade. Hoje, cada uma de vocês demonstrou aqui algo que vai além de ideias ou projetos: vocês mostraram amor, coragem e perseverança. E só por estarem aqui, já são mulheres de sucesso. Desde que iniciei esse propósito de servir como vice-prefeita, carrego no coração um chamado muito claro de Deus: ter um olhar atento e comprometido com as mulheres da nossa cidade. Caminhar ao lado de vocês, apoiar iniciativas como essa e criar pontes é parte disso. Sigam firmes. O que vocês carregam dentro de si tem poder para mudar realidades. E contem comigo nessa jornada.”
A primeira-dama e Presidente do Fundo Social e da Secretaria de Assistência Social de Mauá, Fernanda Olivera, também destacou o poder da transformação coletiva. “Quero parabenizar a Braskem pela iniciativa de fortalecer as mulheres, de qualificar essas empreendedoras. Esse suporte faz toda a diferença. E quero parabenizar todas as mulheres que participaram. Foram 43 participantes e, apesar de somente três ganharem o prêmio, todas são vencedoras por participarem, por estarem ali aprendendo, se propondo a crescer e buscar algo mais.”
A cada edição, o Empreendedoras Braskem reafirma que investir em mulheres é acelerar mudanças reais, sustentáveis e de longo prazo. É garantir que talentos, até então invisibilizados, tenham espaço para florescer e que as comunidades cresçam junto com eles.
“Quando uma mulher empreende, ela movimenta muito mais do que a própria história. Ela ativa a economia da sua comunidade, amplia a perspectiva de futuro dos seus filhos e se torna referência para outras mulheres ao seu redor”, afirma Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste. “O programa é um convite para que essas mulheres reconheçam a própria potência e sejam agentes de mudança onde vivem.”
Com ações como o Empreendedoras Braskem, a companhia reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, contribuindo para a geração de renda, a inclusão produtiva e o fortalecimento da liderança feminina em territórios estratégicos. Iniciativas como essa demonstram que investir em mulheres é investir em transformação social de longo prazo.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene,
entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br
_____
Fonte: Agência Fato Relevante