A USP abre nesta quinta, 1 de maio, as inscrições para o 26º Encontro USP Escola. O projeto de extensão universitária, realizado há 14 anos, oferece no segundo semestre de 2025 cerca de 50 cursos ministrados por docentes da USP na capital e no interior do estado. As inscrições gratuitas são realizadas online até 29 de maio pelo sistema Apolo da USP.
O Encontro USP Escola tem como objetivo principal possibilitar a ampliação do diálogo entre os docentes da Universidade e da educação básica com foco no compartilhamento de experiências a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento. A iniciativa já atendeu mais de 13 mil professores desde que atingiu o formato atual em 2011.
Para a 26ª edição do evento diversas novidades foram preparadas, dentre elas um número maior de cursos sendo oferecidos pelos professores da USP, como explica Vera Bohomoletz Henriques, idealizadora do projeto e docente do Instituto de Física (IF) da USP.
“Nesta edição, 42 docentes e pesquisadores da USP irão oferecer cursos nas mais diversas áreas e vão fazer um esforço para transformar as suas pesquisas em materiais didáticos que podem ser aproveitados na escola.” Em um comparativo com a edição anterior, realizada em janeiro, esse número representa um aumento de mais de 380% nas adesões de docentes da Universidade.
Além deste aumento, os campi do interior do estado também serão contemplados, ampliando o alcance do evento. “Vamos estender para os campi do interior o que facilita para os professores da região participarem”, comenta Vera.
Segundo Eduardo Donizeti Girotto, coordenador do evento e professor do Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “as atividades são focadas nos desafios vinculados ao cotidiano das escolas e nas pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade”. Para Girotto o projeto representa um momento ímpar de acesso às discussões e pesquisas realizadas pela USP e um importante espaço de partilha. “O Encontro contribui para fortalecer o compromisso da Universidade de São Paulo com a formação docente para a educação básica, assentada nos princípios da equidade, da excelência e do compromisso social”, destaca.
Neste segundo semestre, os docentes também poderão participar de cursos em diversos museus da Universidade, trazendo novas possibilidades para a sala de aula.O coordenador da área educativa do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Maurício André da Silva, comenta os benefícios desta troca com os professores. “Essas instituições podem oferecer não só o contato com esse patrimônio, salvaguardado na universidade, mas também possibilidades educativas para que professores das mais diferentes áreas possam ver esses locais como lugares potenciais para o ensino que vai ocorrer sobretudo pela materialidade de seus acervos, pois os museus são espaços em que se aprende de uma forma diferente, especialmente por conta da prática da educação museal.”
Na programação são oferecidos cursos de atualização de 30 horas, rodas de conversas, palestras, oficinas e mesas de debate que dialogam com os currículos da educação básica. O tema da mesa de abertura é “Qual é a escola que queremos?”.

O Encontro USP Escola está dividido em cinco áreas: educação, humanas, linguagens, matemática e natureza. Os interessados poderão se inscrever em cursos como: robótica e inteligência artificial, genética, astronomia, cultura afro-brasileira, biotecnologia, química dos alimentos, mudanças climáticas entre outras possibilidades.
A formação é realizada duas vezes por ano, sempre nas férias escolares. A próxima edição acontece de 14 a 16 de julho, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e no Instituto de Química (IQ), no campus Butantã, e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) no campus USP Leste, na capital. Nos campi do interior São Carlos e Ribeirão Preto também oferecem atividades. O projeto é vinculado ao Programa USP Aproxima Escola da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e organizado em parceria com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (APEP).
O Encontro foi criado no início em 2007 no Instituto de Física (IF) da USP voltado inicialmente apenas para professores desta disciplina. Em 2011, com a adesão dos organizadores ao Programa Novos Talentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformou-se no atual formato com abrangência para todas as áreas do conhecimento e participação de outras unidades da USP.
Texto | Elcio Silva – Da Divisão de Comunicação da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Publicado originalmente em Jornal da USP.
Serviço
As inscrições para o 26º Encontro USP Escola são gratuitas e devem ser feitas online pelo sistema Apolo da USP de 1 a 29 de maio de 2025. O evento é voltado para professores da educação básica das redes pública e particular de ensino.
Mais informações podem ser acessadas no site. Clique aqui.
_______
Fonte: usp.br