A Enel Distribuição São Paulo iniciou uma operação de limpeza de postes em dezessete das principais vias de Diadema, na região do ABC. A ação consiste na remoção de cabos e equipamentos instalados de forma irregular ou inadequada por operadoras de Telecom que compartilham o poste de energia, conforme regulamentação conjunta da ANEEL, ANATEL e ANP.
Os trabalhos começaram na noite desta última segunda-feira (17/11), na Rua Prudente de Moraes, e devem prosseguir durante as noites e madrugadas desta semana em mais seis avenidas e retomados em outras dez em dezembro.
Durante a ação, técnicos inspecionam os postes e removem materiais fora do padrão e que apresentavam risco à população, como cabos partidos, baixos, embarrigados, etc. As empresas de Telecom regulares foram notificadas previamente sobre a operação. Cerca de 2 mil postes serão inspecionados e limpos no processo.
Após a conclusão na Rua Prudente de Moraes, a Enel realizará o mesmo procedimento nas avenidas Sete de Setembro, Conceição, Eldorado Brasília, Rua Benjamim Constant e Rua Almirante Barroso, com ações definidas em conjunto com as autoridades municipais.
Em dezembro, os trabalhos serão concentrados nas avenidas Casa Grande, Dona Ruyce Ferraz Alvim, Doutor Ulysses Guimarães, Maria Leonor, Antônio Piranga, Antônio Sylvio Cunha Bueno, Dom Pedro 1°, Prestes Maia, Paranapanema, além da SP-176 e terá foco em remoção de cabos não identificados e clandestinos.
São Bernardo
Outra cidade do ABC também passou a receber operações de limpeza de postes em novembro. Na Rua Jurubatuba, no Centro de São Bernardo, os trabalhos já foram concluídos, com a remoção de 312 quilos de cabos irregulares ou instalados de forma inadequada em toda a sua extensão.
Ações de Ordenamento e Combate a Irregularidades
A Enel é responsável pela fiscalização, notificação e execução da retirada de redes clandestinas e que geram risco de segurança da população ou em situações emergenciais, enquanto as operadoras devem manter o ordenamento e a regularidade de suas instalações conforme as normas técnicas. As ações contam com o apoio de prefeituras e órgãos públicos para garantir a segurança da população e o ordenamento da infraestrutura urbana.
Além das ações em andamento, no primeiro semestre de 2025, a Enel Distribuição São Paulo realizou uma megaoperação de fiscalização e ordenamento que resultou na remoção de 5.303 kg de cabos e equipamentos irregulares de telecomunicações, instalados de forma clandestina na infraestrutura da distribuidora. Com essa operação, foram regularizados 27.600 pontos de compartilhamento nos 24 municípios da área de concessão na Região Metropolitana de São Paulo.
As ações foram uma resposta direta ao aumento de redes instaladas sem contrato, fora dos padrões técnicos ou sem identificação, que geram poluição visual e riscos de acidentes para a população. Nesse período, a empresa realizou 5.426 fiscalizações e emitiu 857 notificações formais às operadoras responsáveis.
Sobre a Enel Distribuição São Paulo
A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU
______
Fonte: FSB Comunicação
