A Enel Distribuição São Paulo vai investir cerca de R$ 10,4 bilhões de 2025 a 2027 para melhoria contínua dos serviços aos clientes, um aumento de mais de 68% em relação ao ciclo anterior, que totalizava R$ 6,2 bilhões para o período de 2024 a 2026. Em relação ao período de 2021 a 2023, a companhia dobrou os investimentos. O novo plano estratégico tem como foco reforço, digitalização e expansão do sistema de distribuição nos 24 municípios que a companhia atende, incluindo a capital paulista.
“Estamos trabalhando para melhorar de forma contínua o serviço prestado aos nossos clientes. Temos ampliado os investimentos nos últimos anos e vamos destinar um montante recorde para a área de concessão da Enel São Paulo. Também estamos intensificando as manutenções preventivas, ampliamos a contratação de eletricistas próprios e a capacidade dos nossos canais de atendimento”, afirmou Guilherme Lencastre, presidente da Enel São Paulo.
Além dos significativos investimentos, a companhia está reforçando o plano operacional em diversas frentes. Serão executados aproximadamente 100 mil pontos de manutenção preventiva, entre média e alta tensão, além de inspeção em 34,4 mil km de rede. O volume de podas preventivas dobrou no ano passado em relação a 2023, superando a marca de 600 mil, por exemplo, e seguirá nesse patamar no triênio. Até 2027, serão mais de 1,8 milhão de podas de afastamento de galhos, que evitam o contato com os fios e, consequentemente, risco de interrupção.
O plano de investimentos inclui ainda a entrega de 7 novas subestações e a ampliação e modernização de outras 80, beneficiando mais de 10 municípios, incluindo a capital, cidades do ABC, Osasco e Cotia. A distribuidora vai construir 89 km de novas redes de alta tensão e reformar outros 36 km para apoiar os novos pontos de suprimentos. Mais de 3,6 mil novos transformadores e 8,2 mil postes serão inseridos na infraestrutura atual.
Para avançar com a digitalização do sistema, nos próximos três anos, serão instalados cerca de 10 mil novos dispositivos de automação, entre telecontroles e religadores, um aumento de 60% em relação ao total instalado na área de concessão. Esses equipamentos atuam automaticamente em caso de desligamentos de energia que não necessitam de reparos, religando a rede em minutos. São dispositivos inteligentes, que também isolam defeitos, se preciso, permitindo ao Centro de Operações fazer manobras à distância, reduzindo o número de clientes impactados.
Entre 2025 e 2027, a companhia também pretende dar um novo salto em medição inteligente, instalando mais de 3 milhões de smart meters na área de concessão. A Enel São Paulo possui o maior parque de medidores inteligentes da América Latina, com mais de 1,4 milhão de equipamentos já instalados. O total corresponde a 15% dos clientes atendidos pela distribuidora, que já estão sendo beneficiados com a operação remota de serviços religação, identificação de falta de energia na casa do cliente, além da possibilidade da gestão do próprio consumo pelo cliente.
Contratação e resultados
No último ano até março de 2025, a empresa contratou um total de 1.200 profissionais de campo. A companhia também segue com a ampliação da frota, reforçada em 93 novos veículos em 2024 e outros 225 que estão sendo incorporados este ano.
Com as medidas implementadas até o momento, de novembro de 2024 a março deste ano, a companhia reduziu em 50% o tempo médio de atendimento aos clientes (TMA), ficando melhor do que média das demais distribuidoras no Brasil neste período.
Iniciativas implementadas para atendimento ao cliente
A companhia aumentou a capacidade do call center para agilizar o atendimento aos clientes e abriu 20 pontos adicionais de atendimento pela cidade de São Paulo, além de disponibilizar o registro de falta de luz pelo whatsapp. A distribuidora também lançou comunicação proativa com o cliente para serviços como ligação nova, manutenção programada, leitura de medidor e falta de luz
Para dar mais transparência em relação ao número de clientes sem fornecimento, a distribuidora passou a publicar o número de clientes sem fornecimento em tempo real no site.
Destaques do Plano
Investimento Enel
• R$ 10,4 bilhões no período de 2025 a 2027 em toda a área de concessão.
• O valor representa um aumento de cerca de 68% em relação ao plano anterior (2024-2026) que previa R$ 6,2 bilhões.
Podas
• Até 2027, serão mais de 1,8 milhão de podas preventivas, cerca de 600 mil por ano.
Manutenção
- Serão executados aproximadamente 100 mil pontos de manutenção preventiva, entre média e alta tensão, além de inspeção em 34,4 mil km de rede.
Infraestrutura
- O plano prevê a entrega de 7 novas subestações e a ampliação e modernização de outras 80.
- A distribuidora vai construir 89 km de redes de alta tensão e reformar outros 36km para apoiar os novos pontos de suprimentos. Mais de 3,6 mil transformadores e 8,2 mil postes serão inseridos na infraestrutura atual.
Digitalização
- Serão instalados cerca de 10 mil novos dispositivos de automação, entre telecontroles e religadores.
- Na área de medição inteligente, Enel avançará com a instalação de mais de 3 milhões de smart meters na área de concessão.
Projeto Resiliência
- O projeto-piloto em Alto de Pinheiros, na capital, Parque dos Príncipes, em Osasco, e Alvarenga, em São Bernardo, intensificou a automação nesses bairros com a instalação de cerca equipamentos religadores e de telecontrole. A fiação foi substituída por novos cabos isolados de modelo compacto em mais de 60km de rede.
Mais equipes próprias
Desde 2024, até março deste ano, a Enel São Paulo contratou mais de 1.200 novos profissionais próprios para atuação em campo. Desse total, cerca de 400 contratados foram formados no curso de eletricistas promovido pela empresa. A companhia iniciou um projeto piloto de motoeletricistas, inicialmente com 12 profissionais e que chegará a cerca de 100 até final de 2025