Mais de 400 mil estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual paulista têm até sexta-feira (19) para registrar a escolha do itinerário formativo na Secretaria Escolar Digital (SED).
Opções de itinerários
Os alunos podem optar entre três áreas de aprofundamento:
- Exatas (Matemática e Ciências da Natureza)
- Humanas (Linguagens e Ciências Humanas)
- Educação Técnica Profissional (com cursos técnicos)
No caso do itinerário técnico, o estudante deve indicar cursos de interesse. Atualmente, 11 cursos estão disponíveis, ministrados por professores da Seduc-SP, do Centro Paula Souza e em parceria com Senai e Senac. A partir de 2026, duas novas opções serão oferecidas: Meio Ambiente e Eletrônica.
Apoio e novidades
Para ajudar na escolha, a Secretaria da Educação lançou um site com todas as informações sobre os itinerários e reuniu representantes de grêmios estudantis para apoiar os colegas no processo.
Entre as novidades para 2026, os estudantes de Exatas terão disciplinas de aprofundamento em Biologia e Química, enquanto os de Humanas contarão com aulas de Geografia, Filosofia e Sociologia.
Como registrar a escolha
O registro deve ser feito diretamente na Secretaria Escolar Digital (SED), onde o aluno precisa indicar quatro opções.
- Nos cursos técnicos, o estudante deve selecionar primeiro a área de interesse (como Saúde, Tecnologia ou Gestão) e depois escolher o curso específico, como Enfermagem ou Desenvolvimento de Sistemas.
- Para Exatas e Humanas, a seleção deve ser feita nos campos correspondentes.,

Alunos que já estão na 2ª série do Ensino Médio em 2025 permanecerão no mesmo itinerário no próximo ano letivo.
_______
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
