Em entrevista ao portal ABC Agora, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, falou dos cursos de capacitação profissional oferecidas pela FFF, que de forma gratuita leva colocação no mercado de trabalho do morador de Diadema. Falamos também com a coordenadora de projetos do CIPAD(Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional), Clara Ohtsuki, que trouxe um importante evento que será realizado no mês de novembro em parceria com a Fundação Florestan Fernandes.
Confira o Vídeo:
Sobre a Fundação Florestan Fernandes
A Fundação Centro de Educação do Trabalhador Professor Florestan Fernandes é um órgão municipal fundacional com personalidade jurídica de direito público sem fins lucrativos, regida pelo seu Estatuto, Regimento Interno e Legislação aplicável. O foco da escola é o ensino de cursos profissionalizantes, com alunos selecionados através de processo seletivo e totalmente voltados à população do município de Diadema.
Os cursos são distribuídos em áreas estratégicas do desenvolvimento econômico e social da cidade e têm por finalidade a conquista do primeiro emprego, a reinserção/manutenção no mercado de trabalho assalariado e a geração de renda por trabalhador.
A Florestan, como é conhecida regionalmente, foi fundada em 1996, ano seguinte à morte do grande brasileiro, Florestan Fernandes, sociólogo que acabou nomeando a entidade e que batalhou a vida inteira pela educação e pela cidadania plena dos brasileiros.
A política de formação profissional é considerada fundamental para promover a emancipação dos trabalhadores e diminuir as desigualdades sociais em ações articuladas com o governo de Diadema, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Assistência Social e Cidadania e da Educação. Alinha-se, ainda, à políticas públicas municipais que garantam os direitos sociais básicos, ampliação da participação popular e incentivo à auto-organização da sociedade. Os conteúdos são desenvolvidos de maneira que aumentem o grau de escolaridade dos educandos e que os auxiliem na geração de trabalho e renda.