A Digital Favela, empresa da Favela Holding especializada na conexão entre grandes marcas e criadores de conteúdo periféricos, anuncia o lançamento da Escola de Cria – Nossa Rede, uma iniciativa criada em parceria com a Sabesp para formar, capacitar e impulsionar talentos da quebrada com foco em produção de conteúdo de temas como água, sustentabilidade, clima e cidadania.
Com formação gratuita e online, o projeto tem como objetivo capacitar jovens de favelas e periferias de São Paulo, oferecendo ferramentas para que esses criadores se tornem agentes de conscientização dentro e fora das redes sociais, além de estimular a criatividade destes jovens e promover a inclusão econômica e social. Os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos por meio da plataforma Cademí e disputarão prêmios que vão de kits especiais até uma viagem para representar sua quebrada na COP 30, na Amazônia — o maior evento climático do planeta, que será realizado em novembro deste ano. Quem tiver interesse, basta se cadastrar pelo link: Link
Para Samanta Souza, diretora-executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp, a responsabilidade social da Sabesp vai além de garantir que o saneamento básico, com água de qualidade e tratamento de esgoto, chegue às casas em áreas de vulnerabilidade: “Quando a Sabesp chega à uma comunidade, nossa atuação passa, também, pela transformação social, ao oferecermos desenvolvimento profissional, empregos para quem mora na região, formação de pessoas. É um avanço em toda a estrutura social daquela comunidade“, afirma ela.
Diante disso, a Sabesp acredita que a Escola de Cria – Nossa Rede será uma ferramenta poderosa para estabelecer relações e diálogo com os jovens. “Nosso objetivo é facilitar a escuta e a troca de experiências através do reconhecimento da potência periférica. Temos, ainda, um time de técnicos especializados que participarão da capacitação destes jovens”, completa Samanta.
A campanha Nossa Rede vai oferecer formação gratuita e online por meio da plataforma Cademí, além de ações de amplificação de conteúdo, um laboratório presencial com criadores selecionados, um hub de narrativas e uma premiação final que levará um participante até a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontece em novembro na Amazônia.
“Esse projeto marca o início de um legado que já estamos construindo com a Sabesp: uma rede legítima de embaixadores de favelas e periferias — vozes potentes em territórios que, muitas vezes, estão fora do radar dos canais tradicionais de comunicação e que exigem mais atenção e cuidado. Nossa missão é justamente abrir caminhos, acelerar talentos e fortalecer essas pontes com ferramentas, criatividade e propósito.” — Guilherme Pierri, CEO da Digital Favela.
O projeto conta com o ativista Marcelo Rocha como embaixador oficial. Fundador da Ayika e membro dos conselhos do Greenpeace Brasil e CI-Brasil, Marcelo traz credibilidade, articulação e escuta para mobilizar criadores e legitimar a proposta junto às comunidades.
Além da formação, um time de influenciadores periféricos será responsável por impulsionar as inscrições com conteúdo real, direto e conectado à vivência da quebrada. A campanha também terá ações presenciais e ativações digitais ao longo de toda a jornada.
Sobre a Digital Favela
A Digital Favela é a primeira empresa do mundo especializada em mídia e influência dentro dos territórios periféricos. Com uma rede ativa de mais de 50 mil criadores espalhados por todo o Brasil e presença internacional em 17 países — incluindo Angola, Colômbia e Portugal —, conecta marcas a vozes autênticas e espaços não óbvios de mídia em favelas e periferias, entregando relevância cultural e impacto real.
O grande foco é a cob
ertura periférica por meio de soluções de influência nativa e mídia fora do lar (OOH) estáticos e digitais, com formatos que se integram ao cotidiano da quebrada, do feed ao beco. Através de inteligência cultural, dados proprietários e presença local, oferece acesso direto a um público que representa 74% da população brasileira e movimenta mais de R$ 1,7 trilhão por ano, segundo a pesquisa Data Favela / Instituto Locomotiva. Comandada por Celso Athayde (chairman) e Guilherme Pierri (CEO), e pelos CCOs Tiago Trindade e Felipe Branquinho, a Digital Favela já atendeu marcas como Meta, TikTok, Uber, Itaú, Santander, Claro, Ambev, Nestlé, O Boticário, Bayer, Reckitt e Casas Bahia. Mais do que mídia, entrega presença — conectando marcas à vida real dos territórios.
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.