As inscrições para a Escola Digital da Melhor Idade, formação gratuita disponibilizada pela Fundação Florestan Fernandes – uma autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema -, foram prorrogadas e agora podem ser feitas até 21 de julho. A capacitação, com 51 horas, tem o objetivo de garantir que pessoas com 50 ou mais anos possam se aproximar e apropriar do universo digital e de todas as suas potencialidades e serviços.
A inscrição deve ser feita on-line, pelo link https://forms.gle/wBDFUivs3Mjy5BaBA. No site da Florestan, https://florestan.org.br/, é possível encontrar o edital e todas as informações sobre a formação. Além de 50 anos ou mais, os alunos precisam ter o Ensino Fundamental I completo (até o 5º ano).
As aulas, totalmente práticas, acontecem uma vez por semana, na sede da Florestan Fernandes, região central da cidade.
As salas contam com acesso facilitado para os alunos, além de televisão e computador.
A lista de conteúdos permite que os alunos aproveitem muito melhor os benefícios do mundo digital. Entre muitos outros temas, é abordado o básico sobre o uso do celular (Android), inclusive questões de segurança e WhatsApp; YouTube e entretenimento digital; serviços governamentais e documentos digitais, como o cadastro no http://GOV.BR , e serviços relacionados a INSS, SUS, CNH Digital, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, CPF digital, título de eleitor online; aplicativos bancários e pagamentos digitais; o que é um QR Code e como utilizá-lo; compras online seguras; como identificar golpes e fraudes; e o computador e suas funcionalidades, inclusive como utilizar mouse, teclado, pendrive e impressora.
Essa é a segunda turma da Escola Digital da Melhor Idade. A primeira foi um grande sucesso, uma vez que 119 pessoas se matricularam, o que viabilizou a criação de quatro turmas – mais do que o originalmente previsto.
O diretor-presidente da Florestan Fernandes, Hilton Alves Moreira, afirma que a Escola Digital em pouco tempo se tornou uma das formações mais procuradas pelos moradores de Diadema. “Além da importância do objetivo do curso, de incluir no mundo digital toda uma nova parcela da população, considero que a forma como ensinamos, com linguagem simples e ambiente acolhedor, é um dos segredos da simpatia pela capacitação.”
Ele explica que a prorrogação do período de inscrição foi necessária em função do público-alvo da formação, pessoas com 50 anos ou mais, que algumas vezes têm dificuldade para obter informações sobre o curso e mesmo se inscrever on-line.
A Florestan Fernandes disponibiliza um telefone/ WhatsApp, 4053-2600, para quem deseja mais informações sobre esse e outros cursos que oferece.
__________
Fonte: PMD
Foto: André Baldini