A manhã desta segunda-feira (19) foi marcada por transformação e solidariedade na Escola Municipal Guimarães Rosa, localizada na Vila Mercedes. Por meio de parceria entre a Prefeitura de Mauá e o Instituto Coral, a unidade escolar teve 11 salas de aula revitalizadas, trazendo mais cor, acolhimento e bem-estar para alunos e educadores.
>>mais notícias: Mauá
A ação contou com a participação de aproximadamente 65 colaboradores do setor de pesquisas, desenvolvimento e sustentabilidade da empresa AkzoNobel/Coral que, de forma voluntária, deixaram suas atividades corporativas para colocar a mão na tinta e contribuir com a melhoria do espaço escolar.
A iniciativa integra o projeto “Tudo de Cor”, desenvolvido pelo Instituto Coral há mais de 15 anos, que promove a revitalização de comunidades e instituições públicas e privadas por meio de ações voluntárias e gratuitas, reforçando o papel social da empresa.
A ação também teve o apoio do Movimento Brasil Por Um Pintor Melhor, iniciativa da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (ABRAPP), com a atuação dos pintores Rogério de Lima Alves, Sandro da Silva Correia e Erick Arruda, que contribuíram com orientação técnica e execução especializada.
Para a diretora do Instituto Coral, Flávia Takeuchi, o projeto vai além da estética.
“Nossa proposta é transformar vidas por meio das cores. A pintura representa o novo e a renovação, com elementos lúdicos que tornam os ambientes mais agradáveis e inspiram as pessoas a cuidarem desses espaços, fortalecendo o sentimento de pertencimento e participação coletiva”, observa.
A analista de responsabilidade social do instituto, Valéria Gimenes de Almeida, explica que a ação nasceu da aproximação da escola com outro projeto da instituição.
“O Instituto Coral mantém a Reserva Coral Tangará, voltada à educação ambiental. A escola levou os alunos para conhecer o espaço e, a partir dessa experiência, surgiu a ideia de unir os projetos e viabilizar a transformação da estrutura escolar.”
A diretora da Escola Municipal Guimarães Rosa, Érica Vilas Boas, celebrou a iniciativa e destacou a importância do envolvimento da comunidade na preservação do espaço.
“Sinto que esta ação é um pontapé inicial para o novo, para a transformação. Ao retornarem às aulas, os alunos encontrarão um ambiente renovado, mais agradável e estimulante para o aprendizado. Queremos que isso incentive a comunidade a cuidar da escola, porque ela é de todos. É fundamental que haja consciência coletiva, comprometimento e orgulho desse espaço”, disse.
Além da revitalização das salas de aula, o Instituto Coral doou tintas, que permitirão à unidade escolar dar continuidade à pintura em outras áreas. O equipamento atende cerca de 380 alunos do ensino infantil (creche e pré-escola) de 0 a 5 anos.
________
Fonte: PMM
