A Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2025, voltado para a formação de aprendizes nos Núcleos de Pesquisa e para a participação nos inovadores Terreiros de Estudo. Essa é uma oportunidade imperdível para artistas e interessados em aprofundar seus conhecimentos em teatro, cultura e pesquisa artística.
As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro e podem ser realizadas através dos portais CulturAZ. Para os Terreiros de Estudo, acesse: [https://bit.ly/terreiroselt2025] e, para os Núcleos de Pesquisa, utilize: [https://bit.ly/nucleosELT2025].
São 200 vagas distribuídas em dez Núcleos de Pesquisa, com áreas que abrangem:
- Circo e teatro físico;
- Iniciação teatral;
- Direção teatral;
- Teatro de rua – Mundo em Cena;
- Pedagogia teatral para infância e adolescência;
- Estudo crítico das políticas públicas em cultura;
- Dramaturgia;
- Experimentação de teatro para a infância;
- Máscara;
- Outras sonoridades e oralidades musicais.
Para concorrer, é necessário ter mais de 18 anos. O processo seletivo é dividido em duas etapas: a análise das informações artísticas enviadas pelos candidatos e um encontro com os orientadores de cada núcleo, realizado no Teatro Conchita de Moraes, localizado no bairro Santa Teresinha.
As atividades de 2025 da ELT serão realizadas em dois importantes equipamentos: o Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha) e o A CASA (Avenida Industrial, 1.740 – Centro).
Além dos Núcleos de Pesquisa, as inscrições estão abertas para os Terreiros de Estudo – dois espaços com 20 vagas cada. Inspirados na etimologia “terreiro” (relativo à terra e ao solo), esses espaços promovem encontros e pesquisas em teatro, integrando a comunidade e enriquecendo o processo criativo dos alunos. No projeto pedagógico de 2025, os Terreiros de Estudo se conectam à grade curricular do quarto ano da ELT, permitindo a troca de experiências entre os estudantes e os participantes.
Os temas deste ano são:
- Atuação: texto, contexto e leitura de mundo;
- Musicalização e tambores como forma de expressão.
Desde 1990, a Escola Livre de Teatro de Santo André – equipamento da Secretaria de Cultura – tem se destacado como um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais, oferecendo acesso público e gratuito. A sua metodologia inovadora promove um aprendizado horizontal e fomenta trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos.