O cenário de abandono deu lugar à convivência. Lixo, carros velhos, mato, ratos e insetos ocupavam uma área de 400 m² vizinha a casas na rua Presidente Epitácio, altura do nº 176, no Jardim Oratório, em Mauá. Hoje, o espaço abriga o Espaço da Família, resultado de um trabalho intersecretarial da Prefeitura, que transformou o local em área de lazer e convivência para os moradores.
>>mais notícias: Mauá
Em meio às crianças que brincavam no novo espaço estava Silvani de Lima, mãe de Enzo, de 12 anos, sentada em uma das mesinhas com bancos de concreto recém-instaladas. “Agora as crianças não brincam mais na rua e, aqui, um cuida do outro” contou, feliz com a novidade.
A adolescente Laiany Ribeiro, também de 12 anos, aprovou a transformação. “Ficou muito mais seguro. Antes a gente não tinha onde ficar e era ruim. Gostei muito!”
Outro pai que acompanhava o movimento era Maurício Souza, que levava garrafas de água para as crianças. “Tiraram uns 50 caminhões de terra e cerca de 12 carcaças de carros velhos. Antes tinha ratos, baratas e era até feio de olhar. Agora as crianças saíram da rua. Ficou muito bom!” comemorou.

O prefeito Marcelo Oliveira destacou que a iniciativa é fruto de uma gestão voltada para as pessoas: “Não foi feita nenhuma promessa, apenas trabalhamos para atender esta comunidade que se organizou e solicitou o serviço. Já são 19 praças entregues e muito mais já está programado. As próximas serão na Estrada do Carneiro, no Sonia Maria, no Itaussú e na rua Havana”. Ele lembrou ainda que, na mesma região, estão previstos o asfaltamento da rua Rio de Janeiro, a construção de uma nova escola e a ampliação da Escola Municipal Carolina Moreira.
Para a líder comunitária Maria Vieira, a conquista é também um símbolo de esperança. “Tinha gente que me perguntava: Você acredita que isso vai mudar? E eu respondia que acreditava”. Agora, um espaço que estava perdido está cheio de crianças. Elas não correm mais o risco de serem atropeladas.
_________
Fonte: PMM