O Espaço Maternidade da Estação da Luz da CPTM passou a ser gerido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) e ampliou o horário de atendimento, funcionando agora de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A iniciativa é uma parceria com as secretarias estaduais de Políticas para a Mulher e dos Transportes Metropolitanos, e representa um avanço na humanização do transporte público em São Paulo.
Desde sua inauguração, em março de 2024, o local já registrou mais de 3.200 atendimentos, oferecendo um ambiente acolhedor e estruturado para mães, pais e cuidadores. O espaço conta com poltronas para amamentação, trocadores, brinquedoteca, copa equipada com micro-ondas e filtro de água, cadeirões para refeição e sanitários acessíveis.
“A ampliação de horário de atendimento do Espaço Maternidade da CPTM, o primeiro do sistema metroferroviário, permite oferecer ambientes integrados, pensados para garantir mais conforto e cuidado aos cuidadores que utilizam nossos trens”, afirmou Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
A nova gestão pelo Instituto Jô Clemente teve início em 18 de junho de 2025 e será válida por cinco meses, até novembro, com previsão de continuidade via chamamento público. A supervisora de projetos do instituto, Monica Rocha, destaca: “Estamos impulsionando a inclusão social, garantindo o direito das mulheres à amamentação e aos cuidados com seus filhos em um espaço público”.
>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, ressaltou o impacto da iniciativa: “Seguimos garantindo um espaço seguro e funcional para amamentação e cuidados com os bebês, fortalecendo a rede de proteção das mulheres em São Paulo”.
Localizado na Plataforma 5 da Estação da Luz, próximo ao acesso do Expresso Aeroporto, o Espaço Maternidade da CPTM reforça o compromisso com a inclusão e o acolhimento no sistema de mobilidade urbana da capital paulista.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.