Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, também conhecidos como o antigo Vera Cruz, celebram seus 75 anos de história nesta segunda-feira (4/11), consolidando-se como uma referência no setor de entretenimento no Brasil. Sob a gestão do prefeito Orlando Morando desde 2017, o espaço ganhou uma nova vida e se destacou nacionalmente como um polo de eventos para a indústria audiovisual, feiras temáticas e diversas atrações culturais.


O local recebeu várias produções de grande relevância nos últimos anos, em parceria com o Grupo Bandeirantes, por meio da PRH9 Produções. Dentre os destaques, estão as gravações do programa Masterchef Brasil e outras produções conhecidas da televisão brasileira, como The Wall (TV Globo), Canta Comigo Adulto e Teen (Record), e The Four (Record). Além disso, comerciais estrelados por celebridades como Neymar e Gisele Bündchen também foram filmados no local.
LEIA TAMBÉM: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo celebram seis anos de protagonismo
Além de servir como centro audiovisual, os Estúdios e Pavilhões se tornaram um espaço importante para feiras e eventos. Entre as feiras realizadas estão as dedicadas ao universo de Noivas, Malhas, Cegonheiros (transporte), Gastronomia e Arte. Eventos promovidos pela prefeitura, como o Jantar de Aniversário da Cidade e o feirão de empregos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também têm espaço garantido no local.
O prefeito Orlando Morando destacou a satisfação com o impacto positivo desde a reativação do local, que contribuiu para atrair investimentos privados e impulsionar a economia local, além de promover cultura e entretenimento.
Patrimônio Cultural
Fundado em 4 de novembro de 1949 pelo produtor teatral Franco Zampari e o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho, o Vera Cruz se tornou um importante centro cinematográfico brasileiro, contando com 22 produções entre curtas e longas-metragens, muitas estreladas pelo icônico Amácio Mazzaropi. Algumas dessas obras ganharam reconhecimento internacional, como no Festival de Cannes. Filmes como “Painel” (1950), “Santuário” (1950), “O Cangaceiro” (1953), “Tico-tico no Fubá” (1952) e “Sinhá-Moça” (1953) foram alguns dos destaques.
Estrutura e Localização
Situado na Avenida Lucas Nogueira Garcez, nº 856, no bairro Jardim do Mar em São Bernardo do Campo, o espaço conta com dois galpões amplos, cada um com mais de 3,6 mil m² e pé direito de 20 metros, ideais para eventos e gravações. O local também oferece um estacionamento com mais de 13 mil m² e cerca de mil vagas, garantindo fácil acesso e comodidade aos visitantes.