Augusto Lyra e Rafael Stellato tinham trajetórias e projetos profissionais distintos. Nem se conheciam. Encontraram-se, por acaso, em um trabalho em uma organização. Trocaram contatos, viraram amigos. Negócios à parte? Mais ou menos: perceberam oportunidade e resolveram se associar. Montaram um software e hoje faturam R$ 2,4 milhões por ano ajudando a gestão de prestadores de serviço com equipes externas.
Lá se vão quase dez anos dessa empreitada, a Everflow Tecnologia. A empresa desenvolve software de gestão (ERP) com foco em prestadores de serviços em áreas como energia elétrica, energia solar, telecomunicações. Fundada em 2016, passou a crescer entre 20% e 30% ao ano. Atualmente, conta com 200 clientes e time de quase 15 funcionários. Para além dos números, testemunhos atestam os resultados.
“Depois de pesquisar softwares de ERP que atendessem nossas necessidades, vimos que o Everflow ‘caiu como uma luva’”, afirma o CEO da Anex Engenharia, Fabrício Ribeiro. “Porque é totalmente integrado com setor técnico, comercial e financeiro. Conseguiu gerenciar minha equipe técnica, externa, com eficiência. Eliminou planilhas e formulários antigos. Hoje é minha única ferramenta de gestão”, descreve.
A Everflow foi fundada e tem sede em Santo André, Grande ABC. Mas atende nacionalmente. Um dos clientes de fora de São Paulo é a Geração Própria, do Rio Grande do Sul, empresa de energia solar com três anos de atuação no mercado. Desde o início, utiliza-se do software da Everflow. “Contratamos como nosso primeiro ERP, e estamos satisfeitos com o compromisso que têm com o sucesso e a experiência do cliente”, ressalta o CFO da empresa, Jean Santos.
MAS, COMO TUDO COMEÇOU?
Augusto Lyra trabalhava com logística e comércio exterior. Respondia por compras externas da empresa em que atuava. Em determinado momento da carreira, sentiu necessidade de mudar de área. “Conversava muito com um professor que me deu aulas na faculdade, o Luciano. Ele tinha, tem até hoje, uma fábrica de software [a BuiltCode], e me convidou para trabalhar com ele”. Convite aceito.
Foi durante a atuação nessa empresa, a partir de 2014, que conheceu Rafael Stellato, que já era da área de informática e também realizava trabalhos na BuitCode. “É quando nossas histórias se cruzam. O Rafa tinha projeto pessoal de desenvolver produto, já pensando em ser empresário. Começamos a conversar muito. Não era uma época em que se falava tanto de empreendedorismo, como hoje”.
Entra em cena, novamente, o professor, que sugeriu aos dois que, mesmo dentro da BuiltCode, montassem seu produto, com autonomia para serem proprietários. “Nascia, então, a Everflow, como spin-off (empresa derivada). Isso foi há nove anos e meio. Nos primeiros quatro, cinco, ‘apanhamos’: houve forte investimento e aprimoramento no produto, mas em vendas, estava difícil”.
Até que investiram em estratégias de marketing de conteúdo e comunicação, mais ou menos quatro anos atrás. “O jogo começou a virar”, relembra Lyra. “Começamos a rankear [nas buscas] no Google e a ter visibilidade. Saímos dos 15 para os atuais 200 clientes – aliás, chegamos a essa marca em agosto agora. De três, quatro funcionários, passamos para em torno de 15. Mais do que sobreviver nestes nove anos, o que já é difícil, estamos crescendo”, comemora.
PIONEIRISMO E FUNCIONALIDADES
A receita do sucesso pode estar no pioneirismo. A Everflow é tida como a única no mercado brasileiro que consegue oferecer a pequenas e médias empresas prestadoras de serviços em engenharia, energia e telecom, com equipes externas, um software ERP que integra financeiro, comercial e técnico-operacional. “É o nosso diferencial: juntar vários sistemas em um só, para esse nicho, o de prestadores de serviço com equipes externas. Isso reduz custo e melhora os resultados de nossos clientes”, sublinha Lyra, que é CEO da empresa – o sócio-fundador, Rafael Stellato, é o CTO.
O sistema funciona 100% em nuvem. Entre as funcionalidades, está a criação de modelos de proposta personalizados, com possibilidade de configurar os status da proposta, para gerenciamento de funil de vendas. Ainda, organização e centralização das informações, controle de produtos, de mão de obra, de ativos e de despesas financeiras, com toda a descrição do serviço executado em tempo real.
PRÓXIMOS PASSOS
Segundo Lyra, a Everflow inicia nova estratégia de comunicação e marketing. Além de ampliar a visibilidade da solução fornecida, o objetivo é ressaltar que, por trás do negócio e da tecnologia, há o componente humano. Mais do que se relacionar com a organização, os clientes demandam estabelecer contato e laços com os líderes, avalia o executivo. Por isso, a tendência é a de o CEO e o CTO, sócios-fundadores, apresentarem-se, expressarem-se cada vez mais como a personificação da empresa.
Mais informações sobre a Everflow em https://everflow.com.br.
________
Fonte: Engenharia de Comunicação