A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), deu início nesta segunda-feira (13) às assinaturas dos contratos do Programa Carta de Crédito Associativo (CCA). A iniciativa contempla 168 famílias que deixaram o Galpão Eiji Kikuti, no bairro Cooperativa, em setembro de 2024, devido às condições de risco habitacional.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Primeiras famílias contempladas
Entre os beneficiados, o casal Cristiane Victor Bentes e Marcos da Conceição Soares foi recebido pelo prefeito Marcelo Lima em cerimônia no Paço Municipal. “Nosso objetivo é garantir moradia digna e segura para essas famílias. Este é um marco inicial para que essas pessoas tenham a segurança da casa própria, com subsídios do município e do estado”, destacou o prefeito.
As novas unidades habitacionais estão sendo construídas na Estrada Particular Eiji Kikuti e devem ser entregues em até 24 meses. O empreendimento contará com 381 apartamentos de 47 a 50 m², todos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. A estrutura do residencial inclui playground, quadra esportiva e salão de uso comunitário.
A obra está orçada em R$ 87,5 milhões pela CDHU, com um aporte adicional de R$ 7,7 milhões do município.
Moradia digna e acessível
O programa é voltado para famílias com renda mensal bruta de até cinco salários mínimos, especialmente as que recebem auxílio-moradia do Governo de São Paulo ou vêm de áreas de risco. O subsídio chega a 64% do valor da unidade, com um prazo de pagamento de 30 anos. As parcelas representam 20% da renda familiar líquida, tornando o sonho da casa própria mais acessível.
“A assinatura do contrato é o início da realização de um sonho. Daqui a dois anos, essas famílias estarão em seus novos apartamentos, vivendo com dignidade e segurança”, afirmou Frida Waidergorn, secretária da Habitação de São Bernardo.
Emoção e esperança
A cerimônia foi marcada por emoção. Cristiane Victor Bentes, uma das beneficiadas, agradeceu à Prefeitura e à CDHU: “Vocês não imaginam a emoção que estamos sentindo hoje com esse presente de ano novo. Esperamos muito por este momento. É um sonho que está se tornando realidade”.
O Programa Carta de Crédito Associativo reforça o compromisso da Prefeitura de São Bernardo e do Governo do Estado de São Paulo em proporcionar habitação de qualidade e combater o déficit habitacional.
_________
Com informações: PMSCS