O programa Férias nos Museus promove, no sábado, 31 de janeiro, três atividades presenciais na Casa das Rosas e na Casa Mário de Andrade, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social Poiesis. A iniciativa é realizada de forma conjunta pelos núcleos educativos das instituições, reforçando o papel dos museus como espaços vivos de experimentação, aprendizado e convivência.
A programação convida crianças, jovens e famílias a curtir os últimos dias das férias escolares com experiências que unem arte, imaginação, memória e brincadeira, sempre mediadas pelos educadores e organizadores das casas, que conduzem as atividades de forma acessível e participativa.
Na Casa Mário de Andrade, a oficina “Brincar, Pintar e Criar com Tintas Naturais”, às 14h30, propõe uma vivência artística a partir de pigmentos naturais em pó, como beterraba, cúrcuma, espinafre, cacau e farinha de uva. Os participantes são convidados a explorar cores, texturas e possibilidades expressivas, valorizando processos artesanais e experimentais de criação. A atividade estimula a observação atenta dos elementos do cotidiano e da natureza, destacando o papel do fazer manual e da experimentação no processo criativo, em uma experiência sensorial.
Também às 14h30, na Casa das Rosas, será realizada a vivência “Pescaria de Curiosidades”, uma atividade lúdica promovida na fonte do jardim do museu. Por meio da brincadeira, os participantes aprendem sobre a história, os espaços e os elementos que compõem a Casa das Rosas, despertando a curiosidade e fortalecendo o vínculo com o patrimônio cultural. A ação, conduzida pelo Núcleo de Ação Educativa, propõe dessa forma uma maneira divertida e interativa de conhecer o museu, incentivando a apropriação do espaço por públicos de todas as idades.
Histórias que assombram e encantam São Paulo
Encerrando a programação do dia na Casa das Rosas, às 16h30, o público é convidado a participar da contação de histórias “O Poder Sobrenatural de Contar Histórias”, com Thiago de Souza, compositor, roteirista, humorista, escritor, pesquisador cultural brasileiro e idealizador do projeto “O que te assombra?”. A apresentação revisita a São Paulo invisível e suas lendas urbanas, trazendo personagens e episódios que habitam o imaginário da cidade, como o Anhangá, os fantasmas do Teatro Municipal e do Edifício Martinelli, o Lobisomem do Largo São Francisco e o trágico incêndio do Edifício Joelma.
Desde 2022, o projeto investiga o poder da oralidade e das narrativas sobrenaturais como forma de preservar memórias e revelar aspectos profundos da cultura e da mente coletiva, unindo pesquisa, performance e storytelling.
SERVIÇO
Pescaria de Curiosidades
Data: Sábado, 31 de janeiro
Horário: 14h30
O Poder Sobrenatural de Contar Histórias
Data: Sábado, 31 de janeiro
Horário: 16h30
Local: Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo
Gratuita
Brincar, Pintar e Criar com Tintas Naturais
Data: Sábado, 31 de janeiro
Horário: 14h30
Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo
Gratuita
Sobre os Museus-Casas de São Paulo
A Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida estão localizadas em pontos estratégicos e de grande movimentação da capital paulista, oferecendo programação gratuita no campo das artes, da literatura, tradução, gestão cultural e patrimônio arquitetônico.
Os Museus-Casas de São Paulo pertencem à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e são gerenciados pela Poiesis. Os museus desenvolvem agendas conjuntas e com as especificidades de cada um, já que estão associados a grandes escritores que protagonizaram movimentos de vanguarda: Mário de Andrade e Guilherme de Almeida, figuras centrais do Modernismo nos anos 1920.
Sobre a Poiesis
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual, e de difusão da língua e da literatura.
_______
Fonte: Agência Galo

