Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (antigo Vera Cruz) irão reviver, entre os dias 26 e 30 de novembro, os tempos áureos da cinematografia nacional. O espaço, que por décadas abrigou produções da renomada Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sediará, no período, o 3º Festival de Cinema da cidade. Foram selecionados 90 filmes brasileiros – 21 longas e 69 curtas-metragens, produzidos em Estados de todas as regiões do País, inclusive em cidades do Grande ABC.
Entre os 90 títulos que serão exibidos na telona, o 3º Festival de Cinema de São Bernardo marca a estreia, no circuito de mostras competitivas nacionais, de ‘O Último Azul’, filme com Rodrigo Santoro que ganhou o Urso de Prata, premiação do 75º Festival de Berlim, na Alemanha.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
“O Festival deste ano reafirma seu propósito de existência ao fortalecer a cultura do território e ao se tornar uma importante janela de exibição de filmes independentes e filmes da indústria cinematográfica brasileira. O evento ressignifica o espaço dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo, mais utilizado nos últimos anos para produções de programas televisivos, ao torná-lo um local de preservação e celebração da memória cultural brasileira”, avaliou Rudy Serrati, idealizador do evento.
“Isso demonstra a relevância e o prestígio que o evento conquista a partir desta edição. Motivo de orgulho para todos nós de São Bernardo, única cidade a ter o símbolo de indústria cinematográfica, considerada a ‘Hollywood brasileira’ dos anos de 1950”, concluiu Rudy.
Também é destaque da programação ‘Kasa Branca’, que, assim como ‘O Último Azul’, aparece na lista dos cotados ao Oscar 2026. O 3º Festival de Cinema de São Bernardo recebeu 1.752 inscrições de curtas e longas-metragens produzidos em todo território nacional, dos quais 90 títulos foram selecionados e serão exibidos gratuitamente.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou a importância do evento para ampliar oportunidades profissionais no mercado da produção cultural. “Uma honra receber nos Estúdios e Pavilhões da nossa cidade mais uma edição do Festival de Cinema de São Bernardo. Evento que valoriza e reconhece a produção local e nacional. Uma arena que abre espaço para que talentos tenham visibilidade. Aqui, na nossa cidade, a Prefeitura oferece formação inicial gratuita no Centro Avançado de Audiovisual (CAV). Por meio de parcerias e projetos como esses, estamos incentivando novas gerações de profissionais”, disse.

PREMIAÇÃO – Os filmes selecionados para a 3ª edição do Festival de Cinema de São Bernardo irão concorrer em duas mostras competitivas. Em ‘Terra do Cinema’, serão premiados os melhores longas-metragens de ficção, de documentário e de animação. Também serão premiados os melhores curtas-metragens de ficção brasileiro e regional (dedicado a produções do Grande ABC), curtas-metragens de documentários brasileiro e regional, e curtas-metragens de animação.
Na mostra competitiva ‘Terra Bernardo’, voltada a jovens e produtores iniciantes com obras de até sete minutos de duração, serão premiados os melhores curtas-metragens de ficção, documental e de animação.
Do Grande ABC, foram selecionados para as mostras filmes produzidos em São Bernardo, Santo André, São Caetano e Mauá.
_______
Fonte: PMSBC | Texto: Joyce Cunha/PMSBC
