Santo André volta a ser o centro das atenções do turismo gastronômico com a segunda edição do Festival Sabores da Cidade, que acontece entre os dias 12 de maio e 11 de junho. Lançado oficialmente nesta terça-feira (15), o evento reúne estabelecimentos de diversos perfis gastronômicos e promete movimentar a economia local com descontos especiais, ações de marketing e novidades que ampliam a experiência do público e o alcance dos restaurantes participantes.
– mais notícias: Onde Comer & Beber
Entre as inovações deste ano estão a entrega dos pratos via delivery, mapeamento dos locais participantes no Google Maps e um evento de encerramento no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, no dia 17 de junho, com palestra voltada a empreendedores do setor.
Ao longo do festival, os bares, restaurantes, cafeterias e similares oferecerão combos ou pratos promocionais com descontos que variam entre 20% off, “leve dois e pague um” ou benefícios como acompanhamentos gratuitos. Até o momento, 168 estabelecimentos já se inscreveram — a expectativa é chegar a 200, o que consolidaria o evento como um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina.
Festival impulsiona setor que movimenta milhões e gera empregos
O Sabores da Cidade é organizado pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, e conta com o apoio de diversas entidades do setor. Para o prefeito Gilvan Junior, o evento é estratégico para apoiar os empreendedores locais.
“É realmente uma grande satisfação estar aqui lançando a segunda edição do Festival Sabores da Cidade. É uma ação onde colocamos muito esforço e dedicação visando dar cada vez mais apoio a esses empreendedores, que atuam em um dos setores mais importantes para Santo André, emprega muita gente e está crescendo muito”, afirmou.
Desde 2017, o setor gastronômico já recebeu cerca de R$ 55 milhões em investimentos em Santo André, de acordo com dados informados à Prefeitura. Isso se refletiu na geração de mais de mil empregos diretos, com cerca de 7,8 mil CNPJs ativos hoje na cidade.
Gastronomia como vetor de turismo regional
A proposta do festival vai além da gastronomia. O objetivo é também fomentar o turismo local, transformando Santo André em um polo regional de experiências gastronômicas.
“Quando começamos a observar o desenvolvimento do setor gastronômico, a partir de um processo de atrair mais investimentos e emprego para a nossa cidade, entendemos que o polo gastronômico é um dos grandes atrativos para o turismo. Por isso planejamos este festival com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do turismo regional pela promoção do turismo gastronômico em Santo André”, destacou Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego.
Participação gratuita e nomes de peso já confirmados
As inscrições seguem abertas até esta quinta-feira (17) e podem ser feitas pelo link: http://acesse.santoandre.br/InscricaoFestival2025. A participação é gratuita.
Entre os participantes confirmados estão nomes conhecidos da cidade como Boteco Maria, Fazenda Macaxeira, Tex Mex, Padaria Brasileira, The Coffee is on the Table, Old Town, Padaria Vitória Régia e até grandes redes como o McDonald’s.
A expectativa dos organizadores é que o festival ultrapasse os resultados da primeira edição, que contou com a participação de 94 estabelecimentos.
Divulgação ampliada e apoio de influenciadores
A campanha de divulgação será feita por meio das redes sociais, banners, cartazes, outdoors, prismas de mesa e busdoors. Uma novidade é a presença de 23 influenciadores digitais da região, que juntos somam 2,1 milhões de seguidores e visitarão os estabelecimentos participantes para gerar engajamento e visibilidade.
O festival também conta com o apoio da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), da A Guardiã da Notícia, do iFood, do Sebrae, do Sehal, do Sintragastroh e da loja de descontos Um mais Humm.