Programação contará ainda com teatro, oficinas e exposições
Santo André, 22 de agosto de 2018 – A programação cultural do final de semana terá atrações para diversos públicos. A Orquestra Sinfônica de Santo André realizará dois concertos especiais em comemoração aos seus 30 anos de fundação e o Parque da Juventude receberá no domingo (26), a partir das 13h, o Palco do Rock, por meio do programa Santo André de Múltiplos Tons. A agenda conta ainda com outras atividades, como teatro, oficinas e exposições.
A temporada 2018 da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) tem prosseguimento neste fim de semana com dois concertos e uma novidade. As apresentações, sábado (25), às 20h, no Teatro Municipal Antônio Houaiss, e domingo, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, terão a estreia da obra Guerreiras Amazonas, criada pelo compositor Alexandre Guerra especialmente para comemorar os 30 anos da orquestra.
No sábado, sob a batuta do maestro Abel Rocha, o concerto terá ainda a participação especial da soprano Rosana Lamosa e do regente convidado Marcos Arakaki. A programação do fim de semana terá ainda no domingo, a partir das 13h, o Palco do Rock, no Parque da Juventude e muitas outras atividades. Confira a programação completa a seguir.
O maestro Abel regerá na abertura do concerto de sábado da OSSA a obra Guerreiras Amazonas. Em seguida, o programa terá as ‘Quatro Últimas Canções’, de Richard Strauss, com a participação da soprano Rosana Lamosa. Após o intervalo, os músicos, regidos pelo maestro convidado Marcos Arakaki, interpretarão a sinfonia n. 5, em D menor, Op. 47, de Dmitri Shostakovich. O convidado, atualmente na Filarmônica de Minas Gerais, foi regente-assistente do saudoso maestro Flavio Florence no início dos anos 2000. Indicação 12 anos. Os ingressos para a apresentação serão distribuídos a partir das 18h na bilheteria do teatro. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
No domingo, na série de Concertos Itinerantes, a apresentação da OSSA será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 19h30, com regência do maestro Abel Rocha. No programa a abertura Finlândia, de Jean Sibelius, o primeiro movimento da sinfonia n. 1, de Ludwig V. Beethoven, o prelúdio à Bachiana Brasileira, n. 4, de Heitor Villa-Lobos, a abertura Fosca, de Carlos Gomes, e a abertura Guerreiras Amazonas, de Alexandre Guerra. A paróquia está localizada na Praça do Cruzeiro, 420, na Vila Curuçá. Grátis.
Palco Rock – O Parque da Juventude Ana Maria Brandão receberá a galera do rock, neste domingo, a partir das 13h. Além de muita música, o Palco Rock terá exposições artísticas e feira de economia criativa. Estão confirmadas apresentações das bandas MX, Ação Direta, Anthares, Asfixia Social e Soulzera. A apresentação e locução ficará a cargo do Dr. Rock. O evento é mais uma atividade do projeto Santo André de Múltiplos Tons, desta vez em parceria com o Coletivo Rock ABC. Indicação: 10 anos. O endereço do parque é avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, s/n. Indicação: 10 anos. Grátis.
Teatro – No domingo, às 19h, Teatro Municipal Antônio Houaiss apresentará o espetáculo ‘Tríptico Sertanejo’, com concepção e direção de Ivan Bernardelli. A peça mergulha no mundo do sertão brasileiro e trata de personagens como os tropeiros, as lendas femininas do cangaço (Maria e Dadá), e da Guerra de Canudos. Indicação: livre. Ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria a partir das 18h. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Bibliotecas – No sábado, às 10h, a Biblioteca Nair Lacerda realiza mais uma oficina de redação para o ENEM. O endereço é Praça IV Centenário, s/n Centro. E a partir das 14h, o projeto ‘Roda de Leituras e Cantorias’ da Biblioteca da Vila Floresta terá uma edição especial ‘Festa Cigana’, com a participação do grupo de dança Essência Cigana. O endereço é rua Parintins, 344. Atividades gratuitas.
Outras atividades – O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa recebe nesta quinta-feira, às 17h, os representantes da Academia de Letras do Grande ABC para uma noite de leituras. A atividade, aberta a todos os interessados, terá a orientação do cronista andreense José Bueno Lima. O museu fica na rua Senador Fláquer, 470, Centro.
No sábado a partir das 10h, na Casa da Palavra Mário Quintana e na Concha Acústica da Praça do Carmo será realizado o evento Sonora Leitura, com a apresentação de bandas, leitura de textos literários, feira de publicações independentes e flash day de tatuagens, entre outras atividades. Parceira com a Editora Fractal. A programação será na Praça do Carmo. Indicação: 10 anos.
Ainda no sábado, às 10h, A Escola Livre de Dança realiza o evento ‘A Gosto da Dança 2018’, realizado pela Comissão de Pais e Alunos da escola. Esta edição, além de apresentações artísticas, terá bazar com brechós, artesanatos, livros, bijuterias, e barracas de comidas, bebidas e doces. A ELD fica na rua Eduardo Monteiro, 410, Jardim Bela Vista.
Neste mês a apresentação da Banda Lira será neste domingo, às 15h, no Parque Ipiranguinha. Sob a batuta do maestro Claurício Cipriano, os músicos executarão um repertório baseado em músicas populares e marchinhas. O endereço é Rua Sete de Setembro, s/n, Vila Alzira. Grátis.
Exposições – No Salão de Exposições do Paço Municipal o público pode conferir ‘Inteligência Artificial’, que reúne trabalhos da ocupação cultural ‘Cuiabá 153’ e ‘Portões que Falam’. O projeto é realizado a cada dois anos na região da Rua Cuiabá, local de residência da artista andreense Sueli Moraes, curadora e coordenadora das atividades. A presente exposição apresenta obras e imagens da mostra realizada no último mês de abril. Indicação: livre. Visitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até 14 de setembro. O salão fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.
Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, esta é a última semana para conhecer os trabalhos do artista e educador Bruno Novaes, na exposição ‘Diário de Classe’. O artista trabalha como um presenciador que testemunha e cataloga imagens, palavras e sentimentos e apresenta diferentes visões de seu cotidiano. Indicação: livre. Visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e no sábado, das 10h às 15h. O endereço da casa é Rua Campos Sales, 410, Centro. Grátis.
Na Sala Especial do Museu de Santo André Dr. Armando Octaviano Gaiarsa está em cartaz, ‘Com as Pedras no Meu Caminho’, com esculturas em pedra sabão e outros materiais realizados por Ivan Rozalem. No museu, segue em cartaz ‘Espaços Simbólicos da Cidade’, com fotografias da cidade. A mostra é resultado da parceria com a página do “Facebook Santo André, Ontem e Hoje”, seus colaboradores, além da comunidade andreense que selecionou imagens através de uma curadoria coletiva.
Outras exposições do museu são ‘Dá para imaginar? Se as coisas não tivessem evoluído’, com objetos de uso cotidiano e do trabalho que as novas gerações não conheceram, como a vitrola e a máquina de escrever. E ‘Estrada de Ferro, Caminhos da Memória’, com gravuras e fotografias que têm como tema a histórica vila de Paranapiacaba. A mostra é composta por obras do acervo de gravuras da Casa do Olhar Luiz Sacilotto e fotografias do arquiteto Ricardo Leite. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é Rua Senador Fláquer, 470, Centro. Grátis.
E no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca, na Sabina, está em cartaz ‘O Artista e Sua Mão: Criando na Arte Contemporânea’, a nova exposição do acervo artístico da cidade. A mostra apresenta obras com comentários sobre o processo de criação como uma forma de estimular o público a perceber a proximidade com a arte e assim como com o fazer do artista. O endereço é rua Juquiá, s/n, Vila Eldízia. Ingressos de R$ 10 a R$ 40.
Lazer – O Projeto Domingo no Paço oferece série de atividades de lazer no estacionamento do Paço Municipal, das 10h às 16h. Para quem curte andar de bicicleta, uma boa opção é a ciclofaixa de lazer, também no domingo, das 7h30 às 13h30. O roteiro tem cerca de 4 km pelo Centro da cidade, passando pelo Paço Municipal.
Outras opções são a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel, que funciona de terça-feira a domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na Avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Grátis; e a Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari. O endereço é avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Grátis. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30.
A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652, ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br.