A pista da cidade de Praia Grande recebeu, nesta segunda-feira (28), as finais do atletismo dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), reunindo 950 estudantes atletas das categorias sub-14 e sub-17. A competição, promovida pela Secretaria de Esportes do Estado em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp), contou com representantes de 174 cidades, cerca de 360 escolas e o envolvimento de 345 professores.
O Jeesp é voltado a estudantes de até 17 anos das redes estadual, municipal, federal, particular e ETECs de todo o estado, com disputas em 27 modalidades. A atual edição teve mais de 5,6 mil inscritos somente na fase de seletivas.
Mais do que medalhas, os jovens competem por uma vaga no Time São Paulo, que representará o estado em dois importantes eventos escolares nacionais: os Jogos da Juventude (setembro, em Brasília) e os Jogos Escolares Brasileiros (outubro, em Uberlândia).
Para a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis, o Jeesp tem papel fundamental na formação de jovens atletas e cidadãos. “O desporto escolar é uma poderosa ferramenta de transformação social. Promove saúde, disciplina, espírito de equipe e abre portas para que esses jovens sonhem e conquistem o seu espaço no esporte e na vida.”
A próxima semana segue com disputas nas modalidades coletivas do Jeesp, consolidando o evento como um dos maiores e mais inclusivos do país no segmento escolar.
_____
Fonte: Secretaria de Esportes de São Paulo