Um grupo com mais de 500 pessoas incluindo alunos, professores e funcionários do Centro Universitário FMABC, em Santo André, realizou na manhã desta quarta-feira (19) uma manifestação pacífica pela renovação no comando da Fundação do ABC, mantenedora da instituição de ensino. Com apoio da bateria acadêmica e portando faixas e cartazes pedindo mudanças, o grupo fez uma caminhada na parte interna do campus e ocupou a via de entrada, na Avenida Lauro Gomes, para expressar suas demandas.
O protesto foi programado depois da divulgação de um manifesto lançado pelo Conselho Universitário na última segunda-feira (17), assinado por representantes de todas as categorias da comunidade acadêmica e expressando preocupação pela indefinição em relação à nomeação do novo presidente, que será definido em consenso pelos prefeitos de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Durante a mobilização os manifestantes enfatizaram uma dívida de cerca de 40 milhões de reais da Fundação com o Centro Universitário, correspondente a retenção de repasses que prejudicam os investimentos em atividades acadêmicas e administrativas. Também destacaram que o atual presidente, Luiz Mario Pereira de Souza, já ocupa o cargo há dois mandatos sendo que o estatuto da entidade não permite um terceiro.
Durante o protesto, docentes e estudantes aproveitaram para destacar que mesmo neste cenário adverso o Centro Universitário segue focado na realização dos serviços prestados nos equipamentos de saúde da região, algo que fez a instituição se tornar a referência de ensino em saúde no Grande ABC, mas que as dificuldades impostas pela mantenedora podem prejudicar a qualidade da assistência para a população.
______
Fonte: FMABC
