Um foguete Starship, da empresa SpaceX, explodiu durante um teste de solo na noite desta quarta-feira (18), por volta das 23h (horário local), na base Starbase, localizada no sul do Texas, nos Estados Unidos. A explosão ocorreu enquanto a nave se preparava para o décimo teste de voo.
De acordo com comunicado oficial divulgado pela empresa nas redes sociais, a Starship sofreu uma anomalia grave enquanto estava posicionada na plataforma de testes. Apesar do incidente, a SpaceX garantiu que ninguém ficou ferido.
Explosão foi confirmada pela empresa de Elon Musk
A SpaceX, de propriedade do bilionário Elon Musk, afirmou na plataforma X (antigo Twitter) que está investigando as causas do problema. “O foguete Starship sofreu uma anomalia grave durante os preparativos para o teste. Nenhum ferido foi registrado”, informou a companhia.
Testes com a nave fazem parte do ambicioso projeto de Elon Musk de levar missões comerciais e, futuramente, tripuladas a Marte, utilizando o veículo Starship, o mais poderoso já desenvolvido pela empresa.
Incidentes se acumulam em 2025
Este já é o quarto incidente com a Starship apenas em 2025:
- Janeiro: perda de contato com uma aeronave antes do pouso;
- Março: nave perdeu contato após 10 minutos de voo, com destroços avistados nas Bahamas;
- Maio: a empresa perdeu contato com o propulsor e a cápsula, o que inviabilizou o lançamento de simuladores de satélite.
A SpaceX ainda não informou se os próximos testes serão adiados após o novo fracasso.