A Fundação do ABC acaba de divulgar os vencedores da 5ª edição do concurso ‘Feito pela Gente’, uma iniciativa interna que busca dar visibilidade às inovações, boas práticas e projetos em desenvolvimento na Mantenedora, no Centro Universitário FMABC, na Unidade de Apoio Administrativo, nos hospitais e em todas as demais unidades gerenciadas pela instituição. O primeiro lugar ficou com o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS), que integra o Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, pelo novo modelo de atendimento de urgência baseado nos conceitos de Lean Healthcare e no Protocolo de Manchester.
O artigo vencedor, “Fast Track HMEAS: Redefinindo a urgência – um projeto inovador para qualificar o cuidado e otimizar recursos”, detalha o projeto que reorganizou completamente o fluxo de pacientes de baixa complexidade no HMEAS, criando uma trilha própria de atendimento, com consultórios dedicados, entrada e saída exclusivas, protocolos padronizados e espaço físico reconfigurado. Os resultados foram expressivos: redução de 60% no tempo de espera, 50% na jornada total dos pacientes e absorção de 40% da demanda total da emergência.
Mais do que eficiência operacional, o Fast Track destaca-se por humanizar o cuidado, envolver equipes multiprofissionais na criação de soluções e dar voz aos usuários, por meio de pesquisas de satisfação. O modelo se mostrou sustentável, replicável e capaz de liberar recursos estratégicos da emergência tradicional, como leitos e tempo de profissionais, para o atendimento de casos mais graves.
“É uma grande satisfação recebermos essa premiação em meio a tantos projetos excelentes desenvolvidos nas unidades da FUABC. Trata-se do reconhecimento ao esforço e à dedicação das nossas equipes, que trabalham incansavelmente em melhorias, soluções e novas alternativas para tornar a experiência e o atendimento dos nossos usuários cada vez melhores e mais eficazes. Estamos muito felizes com a notícia do prêmio, que confirma que estamos no caminho certo”, considera o diretor-geral do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, Dr. Dagoberto Gomes de Moura.
Assinam o trabalho vencedor como autores: Rodrigo Toledo Mota, Marina Macedo Daminato, Dagoberto Gomes de Moura, Carmen Lúcia Antunes Pimenta Simões, Carlos Antonio Fadel, Gabriela Kuwahara Rizzo, Gabriela Maschio Semim e Vanessa Calipo Leandro.
MAIS DESTAQUES
O segundo lugar da premiação ficou com o trabalho “Parceria entre FUABC-FMABC e IMESC amplia o acesso à Justiça e fortalece compromissos com os ODS e os princípios ESG”, que apresenta a atuação conjunta da Fundação do ABC, do Centro Universitário FMABC e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC). O projeto evidencia a importância da descentralização das perícias genéticas realizadas em Santo André, ampliando o acesso da população à Justiça, reduzindo desigualdades regionais e fortalecendo políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos princípios de governança, equidade e responsabilidade social. Os autores são Marina Mendonça, Fernando Fonseca, Bianca Bianco, Adilson Casemiro, Karina Braga, Thais Trigo, Mariana Mendonça e Ana Aline Campos.
Em terceiro lugar, foi reconhecido o projeto “Fortalecimento da cultura paliativa em um hospital de infectologia: da evidência à transformação institucional”, desenvolvido no Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista. A iniciativa descreve ações estruturadas de educação permanente, sensibilização das equipes assistenciais e integração mais precoce dos cuidados paliativos, promovendo uma mudança cultural na abordagem do cuidado, com foco na humanização, na comunicação ética e na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. A autora do artigo é a Dra. Bárbara Alves Rhomberg.
A divulgação dos vencedores pela Fundação do ABC ocorreu em meados de janeiro de 2026, marcando também um feito inédito: a quinta edição recebeu 50 trabalhos inscritos, número recorde desde a criação do concurso em 2021. O resultado reforça o crescimento da iniciativa e o engajamento das equipes da FUABC no compartilhamento de experiências exitosas nas áreas assistencial, administrativa, acadêmica, de gestão, sustentabilidade, responsabilidade social e promoção da saúde, entre outras.

INOVAÇÃO E BOAS PRÁTICAS
Criado em 2021, o concurso Feito pela Gente chegou à sua quinta edição, consolidado como uma vitrine das boas práticas desenvolvidas nas unidades da FUABC. Ao longo das edições anteriores, foram inscritos 83 artigos, número que salta de forma expressiva em 2025, refletindo a diversidade, a criatividade e o compromisso das equipes da FUABC com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por cinco membros do Conselho Curador da FUABC: acadêmico Gustavo Shigueki Fukuoka, Dra. Ligia de Fátima Nóbrega Reato, Dr. Ricardo Carajeleascow, Dra. Simone Garcia Lopes e Dra. Thereza Christina Machado de Godoy. Além do reconhecimento aos três melhores projetos, todos os 50 artigos participantes integrarão uma revista institucional da FUABC. O objetivo é disseminar essas boas práticas, estimulando o compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas entre todas as unidades da Fundação do ABC.

________
Fonte: Comunicação/FUABC
