Close Menu
    What's Hot

    Previsão do tempo em SP neste domingo (19 de outubro)

    18/10/2025

    “Vacina virtual” ganha força: Gilvan enaltece Agentes Comunitários de Saúde e inovação nas 34 UBSs

    18/10/2025

    Lula anuncia em São Bernardo meta de universalizar o Pé-de-Meia

    18/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Destaque - Fundação Criança completa 20 anos apostando na capacitação e inclusão de jovens no Mundo do Trabalho
    Destaque

    Fundação Criança completa 20 anos apostando na capacitação e inclusão de jovens no Mundo do Trabalho

    ABC AGORABy ABC AGORA27/11/20184 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Foto: Divulgação/PMSBC/ Gabriel Inamine/
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Foto: Divulgação/PMSBC/ Gabriel Inamine/

     

    Entidade atua em diversas frentes na luta pelos direitos das crianças e adolescentes de São Bernardo

    A Fundação Criança de São Bernardo completa 20 anos de funcionamento, desempenhando importante papel em um cenário de intensas transformações sociais e de consolidação da luta pela defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.

    Ao mesmo tempo em que celebra a data, com uma programação especial que incluiu solenidade e apresentações dos seus programas sociais, a instituição também olha para o futuro. O início das atividades foi no dia 26 de novembro de 1998.

    A Fundação Criança desenvolve diversos serviços, programas e projetos na proteção social de crianças, adolescentes e jovens, tipificados no Sistema Único da Assistência Social, e é um órgão da Administração Indireta do município, subordinada ao Gabinete do Prefeito.

    O principal desafio para a Fundação é garantir qualificação profissional aos jovens participantes dos seus diversos projetos.

    Um dos programas que contemplam esse anseio é o Conexão, que reúne diversos projetos especiais que aumentam as chances de colocação no mercado profissional. Esta ação integra a capacitação do jovem participante Programa Rotativo Cidadão, desenvolvido no Centro de Iniciação ao Trabalho, a Agência Jovem de Comunicação, o Programa Contando História, Lanchonete Escola, a Padaria Artesanal e a Construção Civil, estes dois últimos em parceria com o Fundo Municipal de Solidariedade. Destaca-se neste programa as apresentações teatrais desenvolvidas pelos adolescentes que no ano de 2017 tiveram mais de 15 mil espectadores.

    Fotos: Divulgação/PMSBC/ Gabriel Inamine/

    CONCEITO – Na visão da Diretora Presidente da Fundação Criança, Laerte Soares, a Fundação chegou aos 20 anos consciente das transformações sociais. “Neste momento estamos complementando um trabalho iniciado em 1998. Como reflexo de tudo o que foi feito, São Bernardo é uma cidade que praticamente não tem mais crianças nas ruas. E aquelas que eventualmente ficam em algum farol, são cadastradas e acompanhadas diretamente pela Fundação”, destacou.

    Este acompanhamento acontece pelo Serviço Especializado de Abordagem Social de Crianças e Adolescentes (SECA) localizado na região central do município. Neste serviço também são desenvolvidos os programas Reencontro, voltado a ações de acompanhamento sócio familiar às situações de crianças e adolescentes desaparecidos, e o programa Parceria na Construção de uma Cultura de Paz nos Ambientes Escolares, atendeu 325 adolescentes e seus familiares, até outubro deste ano.

    Nos atendimentos aos adolescentes e jovens autores de ato infracional, em 2018, o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), serviço de proteção social especial que tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e suas famílias, atendeu 376 jovens.

    A Fundação Criança conta ainda com três unidades de acolhimento institucional: Raio de Sol, Arco Íris e Espaço Andança. Cada casa tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes e fazem parte da rede de Proteção Social de Alta Complexidade.

    O acolhimento institucional é medida protetiva e sempre precedido por Determinação Judicial, ou, em situações emergenciais realizado pelo Conselho Tutelar, exclusivamente quando esgotadas as possibilidades de manutenção das crianças e adolescentes em seio familiar.

    Laerte afirmou também que o trabalho desenvolvido com os familiares é fundamental na recuperação dos jovens. “A integração é muito importante, para o acolhimento e mudança de hábitos. Temos conseguido ótimos resultados neste aspecto”, completou.

    Em São Bernardo, a rede de proteção básica conta com o modelo de Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ), que tem unidades nos bairros do Santa Cruz, Orquídeas, Thelma, Jardim Silvina e Assunção, que possibilitou neste ano o atendimento a 947 crianças e adolescentes.

    HISTÓRICO – Ao longo do tempo, o amparo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ganhou este novo modelo, que tornou a Fundação referência no trabalho social com crianças e adolescentes.

    O trabalho desenvolvido pela Fundação já foi premiado por diversas instituições como ILANUD, Abrinq, Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Cultura, entre outros e frequentemente é solicitada para promover cooperação técnica com outros estados e municípios, e até outros países, como Angola.

    A criação da Fundação Criança, em 1998, se deu após um projeto de lei que alterou o nome da entidade, que à época era denominada Fundação do Bem Estar do Menor de São Bernardo do Campo (FUBEM-SBC). A alteração também é resultado deste reordenamento metodológico, que possibilitou adequação às normativas legais vigentes e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    FONTE: PMSBC – Texto: Humberto Domiciano

    20 anos Fundação Criança Qualificação profissional São Bernardo Sistema Único da Assistência Social transformações sociais
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Jogos Escolares de São Bernardo tem competição de cheerleanding neste domingo

    18/10/2025

    São Bernardo entrega LOA 2026: orçamento recorde de R$ 7,586 bilhões e escuta popular

    16/10/2025

    Consórcio ABC finaliza 1º ciclo da Operação ABC + Seguro com homenagem aos GCMs da região

    14/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Previsão do tempo em SP neste domingo (19 de outubro)

    ABC AGORA18/10/2025

    Domingo (19) terá céu parcialmente nublado na maior parte de SP, com queda acentuada de temperatura. Litoral segue com nebulosidade e chuva isolada.

    “Vacina virtual” ganha força: Gilvan enaltece Agentes Comunitários de Saúde e inovação nas 34 UBSs

    18/10/2025

    Lula anuncia em São Bernardo meta de universalizar o Pé-de-Meia

    18/10/2025

    Santo André entrega Praça Palmares revitalizada na Vila Palmares e avança com “canteiro esponja” contra enchentes

    18/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.