A Fundação Grupo Volkswagen — instituição que promove a mobilidade social por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento comunitário — realizou a 1ª Jornada do Conhecimento de 2025, com o objetivo de promover conexões entre comunidades, organizações da sociedade civil e especialistas em torno de soluções para desafios sociais estruturais.
Guiado pelo tema “Fortalecimento das Capacidades Locais: Construindo Soluções Locais para um Desenvolvimento Sustentável”, o encontro foi marcado por escuta ativa, articulação em rede e construção colaborativa. A programação reuniu representantes do terceiro setor, lideranças comunitárias e instituições parceiras.
Durante o encontro, representantes da Rede Comuá e do CIEDS compartilharam experiências sobre como a escuta qualificada e o apoio estruturado às lideranças locais podem fortalecer o tecido social e ampliar o alcance das iniciativas de base. Também foram debatidos entraves recorrentes enfrentados pelas organizações comunitárias, como o excesso de burocracia nos editais e a concentração geográfica dos investimentos sociais, além da necessidade de qualificação institucional como via para a perenidade das ações.
“Quando falamos em fortalecer capacidades locais, estamos reconhecendo e valorizando o que já existe nos territórios: lideranças atuantes, saberes comunitários e organizações comprometidas com a transformação. Nosso papel, como Fundação, é somar forças, abrir caminhos e gerar conexões”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.
Conhecimento como ferramenta de transformação
A Jornada do Conhecimento reforça o papel da Fundação como articuladora de saberes e promotora do letramento sobre mobilidade social, diversidade e inclusão. A iniciativa está inserida na estratégia institucional da FGVW, que desde 2024 atua com causa única: a mobilidade social. Essa diretriz norteia um portfólio de programas e projetos distribuídos em duas frentes principais — inclusão produtiva, fortalecimento das capacidades locais — com foco em impacto sustentável e de longo prazo.
A Fundação prioriza ações voltadas a públicos em maior situação de vulnerabilidade social, como jovens negros e pardos, mulheres, pessoas em situação de pobreza e comunidades tradicionais. Para isso, concentra sua atuação em territórios mapeados a partir de diagnósticos socioterritoriais, como as regiões do Montanhão (São Bernardo do Campo/SP), da Favela Alba (São Paulo/SP) e das Barras (Resende/RJ).
Compromisso com impacto sistêmico
Mais do que uma ação pontual, a Jornada do Conhecimento expressa o compromisso da Fundação Grupo Volkswagen com a construção de um legado transformador. A instituição acredita que a mobilidade social se faz com vínculos duradouros, investimento no protagonismo local e apoio técnico e financeiro a organizações de alto impacto. Tudo isso em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o propósito que guia essa nova fase: “Juntos pela mobilidade social”.
A próxima edição da Jornada do Conhecimento já tem data marcada: ocorrerá em outubro de 2025, em São Paulo, e terá como tema central a emergência climática e seus impactos nas populações em situação de vulnerabilidade social. O encontro dará continuidade à proposta de articulação e escuta promovida pela Fundação, reunindo especialistas, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil para refletir sobre o fortalecimento das capacidades locais como caminho para uma transição justa e sustentável, em sintonia com os debates globais da COP30.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 46 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais. Para saber mais, acesse o site da instituição.
_______
Fonte: Trama Comunicação/Fundação Grupo Volkswagen
Foto: Divulgação