O Fundo Social de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (10), os primeiros encontros com os municípios que irão integrar o projeto Carretas Itinerantes de Qualificação Profissional, previsto para começar ainda neste semestre. A equipe do Governo do Estado esteve nas cidades de Indaiatuba e Capivari, onde se reuniu com representantes das prefeituras para alinhar os detalhes operacionais do primeiro ciclo do programa.
Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, o programa levará cursos gratuitos de capacitação profissional para todas as regiões do Estado com foco nos cidadãos de maior vulnerabilidade social por meio de carretas-escola equipadas. A ação reforça o compromisso do Governo de São Paulo com o desenvolvimento social por meio da qualificação, da geração de renda e estímulo empreendedorismo.
– mais noticias: Geral
“Essa é mais uma oportunidade de levar aos municípios o desenvolvimento social. A qualificação profissional é a porta de saída da vulnerabilidade, já que oferece ao cidadão ferramentas para construir um caminho rumo à autonomia financeira e à melhoria da qualidade de vida, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
Neste primeiro ciclo, nove municípios da região de Campinas participam do programa, com início previsto para junho. Serão oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, bem-estar e gastronomia. O programa contará com mais de 30 carretas que percorrerão o Estado, oferecendo formações alinhadas à demanda no mercado de trabalho. Todo o conteúdo dos cursos é desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza e o Sebrae.
Durante o encontro com os municípios estão sendo tratados temas como a chegada das carretas, a infraestrutura necessária, a logística de execução dos cursos e a realização das cerimônias de formatura dos alunos.
Participam do primeiro ciclo recebendo as carretas as cidades de Capivari, Indaiatuba, Cabreúva, Itupeva, Elias Fausto, Raffard, Mombuca, Rio das Pedras e Monte Mor.
_________________
Fonte: Comunicação Fundo Social de São Paulo
Foto: Divulgação