
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio do Fundo Social de Solidariedade municipal, lançou, nesta quarta-feira, dia 28, o projeto “Horta Educativa” nas escolas municipais Manoel Baptista da Silva e Antônio Lacerda Bacellar. Coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), o projeto envolve, também, a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento; e as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia.
“Esta idade é decisiva na formação da personalidade da criança. Portanto, ensiná-los a adotar uma alimentação mais saudável e a valorizar a nossa terra terá impacto para o resto de suas vidas. Além disso, através do projeto ‘Horta Educativa’, será possível abordar valores sociais e culturais que, certamente, farão a diferença no futuro”, completou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.
“Não gosto de salada, mas, agora que vou começar a plantar, com certeza vou comer também”, disse a aluna do 3° ano, Gabriela Benites, logo após o plantio simbólico. Segundo a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, a ideia é “expandir o projeto para todas as escolas municipais até o final do ano”.
“É gratificante poder estimular o contato das crianças com a terra. Pretendo voltar aqui para fazer a primeira colheita com vocês”, disse o prefeito Adler Teixeira – Kiko, aos alunos.
Funcionamento – O projeto “Horta Educativa” tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do País, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.
O projeto, elaborado para crianças matriculadas em unidades de ensino público da pré-escola (a partir de 4 anos) até o 4º ano do Ensino Fundamental, visa implantar hortas educativas por intermédio de parcerias. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.