A primeira-dama de Santo André e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jessica Roberta, comandou nesta sexta-feira (12) a última entrega do ano de doações às instituições parceiras do município. A ação solidária beneficiou 22 instituições, que atendem milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Parte dos itens doados foi arrecadada durante eventos realizados no Paço Municipal, que uniram lazer, cultura e solidariedade. Entre eles estão a Feira de Natal, realizada no último fim de semana de novembro, e o Paço Encantado, que segue em andamento e pode ser visitado até o dia 21 de dezembro com diversas atrações como a montanha-russa do Ursolino, Torre dos Elfos, Casa e Fábrica do Papai Noel, praça de alimentação, Ursolino e árvore de Natal gigantes.
“Essas entregas vão muito além de roupas. Elas representam cuidado, respeito e a união de muitas pessoas que acreditam em uma cidade mais justa e humana. Cada peça entregue carrega a esperança de dias melhores e o compromisso do poder público em olhar com atenção para quem mais precisa. Nosso trabalho só faz sentido quando conseguimos chegar às pessoas, fortalecer as instituições e garantir mais dignidade às famílias atendidas”, afirmou Jessica Roberta.
Cada instituição recebeu os donativos diretamente das mãos de Jessica Roberta e da equipe do Fundo Social, em um gesto que simboliza mais do que números: representa dignidade, acolhimento e a certeza de que ninguém está sozinho.
A iniciativa integra o conjunto de ações desenvolvidas ao longo do ano pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André, que tem como objetivo fortalecer a rede de apoio social do município e ampliar o alcance das políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.
Festa no Paço Encantado
Na parte da tarde, o clima de solidariedade deu lugar à alegria e à magia do Natal. Jessica Roberta recebeu 100 crianças das instituições Abasc e Projeto Shalom, parceiras do Fundo Social de Solidariedade, para um momento especial no Paço Encantado.
As crianças puderam brincar e se encantar com as atrações do espaço, como a montanha-russa do Ursolino e a Torre dos Elfos, além de participar de atividades lúdicas na Fábrica do Papai Noel, onde confeccionaram seus próprios enfeites natalinos. Todos os participantes levaram foram presenteados com brinquedos.
“Receber essas crianças aqui no Paço Encantado é muito mais do que oferecer um momento de diversão. Nosso objetivo é que essas crianças tenham acesso a experiências que muitas vezes não fazem parte da sua rotina. Aqui, elas puderam brincar, sonhar e viver a magia do Natal com dignidade e alegria. Esse também é um papel do poder público: cuidar das pessoas com sensibilidade”, comentou Jessica Roberta.
O ponto alto da visita foi o tão esperado encontro com o Papai Noel, quando as crianças tiveram a oportunidade de tirar fotos, conversar e entregar pessoalmente suas cartinhas, em um momento marcado por sorrisos, emoção e encantamento. A ação proporcionou não apenas diversão, mas também afeto, inclusão e a chance de vivenciar o espírito natalino de forma acolhedora e inesquecível.
