Uma obra de grande porte tem chamado a atenção de quem passa pela Avenida dos Estados, em Santo André, próximo à Universidade Federal do ABC (UFABC). A estrutura, que está em construção no antigo terreno da Rhodia Química, faz parte de um centro logístico que está sendo erguido pela Goodman Brasil, braço da multinacional australiana que atua na área de galpões e condomínios logísticos.
>>mais notícias: Santo André
A empresa está em fase avançada de instalação de um galpão de 60 mil metros quadrados que será utilizado para armazenagem, distribuição e gestão de mercadorias, principalmente do comércio eletrônico. Na construção do empreendimento, que também prevê a restauração de dois prédios tombados, a Goodman está investindo R$ 360 milhões.
A iniciativa gerou 5 mil empregos durante a obra. A empresa estima que serão criados ainda 17 mil postos de trabalho quando o centro logístico estiver em funcionamento. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (16), durante visita às obras do galpão, que contou com a presença do prefeito Gilvan Ferreira.
“Tenho certeza que esta é uma das obras em andamento no país com maior impacto sobre o desenvolvimento urbano de uma cidade. Além de beneficiar o setor logístico, que é muito importante, é também um empreendimento que une preocupação com a sustentabilidade, respeito e carinho com o patrimônio histórico e cultural de Santo André, e que ainda vai impactar de maneira positiva a paisagem urbana, sem falar da geração de milhares de empregos”, destacou o prefeito Gilvan.

O terreno onde o galpão logístico será instalado tem 150 mil metros quadrados e foi adquirido pela Goodman em 2021. A área passou por um processo de descontaminação antes de receber as obras.
“Foram feitos a remoção e o descarte do solo contaminado, injeção de químicos neutralizantes, e estamos em tratativas com a Cetesb para ter o termo de uso seguro do solo para uso logístico. Daqui a alguns anos a gente vai receber o termo de reabilitação final. Isso é um presente que vamos deixar para Santo André”, disse a diretora executiva da Goodman Brasil, Edith Bertoletti.
“Esse empreendimento na Avenida dos Estados é um projeto marcante para a Goodman em São Paulo, projetado para ser um ponto de entrega de mercadorias aos consumidores de maneira eficiente e sustentável”, afirmou o CEO da Goodman, Danny Peeters.

Restauro – Além da descontaminação do terreno, outro desafio enfrentado pela empresa foi a restauração de dois prédios da antiga fábrica que foram tombados pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
“Essa é a maior obra de restauro no estado de São Paulo. São 2,8 mil metros quadrados sendo restaurados por uma empresa especializada. O Comdephaapasa solicitou a permeabilidade visual dos prédios, então será possível vê-los da rua. Os dois prédios vão ser um novo cartão postal da cidade”, complementou Edith Bertoletti.
“Tenho certeza de que a Goodman está se instalando em uma das melhores localizações do Brasil, próximo ao porto de Santos, do litoral, e do ABC, com seus mais de 2,6 milhões de habitantes. O galpão ainda estará a poucos minutos da capital”, finalizou o prefeito Gilvan Ferreira.
__________
Fonte: PMSA | Texto: Paola Zanei e Tiago Oliveira/PMSA