Profissionais participaram de curso preparatório, além de treinamento no Método Giraldi, para utilizar de forma adequada a arma de fogo na proteção à vida
A Prefeitura de Santo André concluiu o processo de capacitação de 30 novos Guardas Civis Municipais, que passaram a integrar oficialmente o efetivo da corporação nesta quinta-feira (24). A partir de agora, os novos GCMs vão reforçar o efetivo que chega agora a 611 agentes, para o patrulhamento das ruas da cidade, além da manutenção da ordem por meio de rondas e a realização de operações especiais com as forças policiais, firmadas pelo Comitê Integrado de Segurança (CIS), medidas que têm mostrado resultado e aumentado a sensação de segurança da população.
Os novos GCMs participaram de um extenso trabalho de capacitação de duração de cinco meses, com 876 horas de aula teórica e 160 horas de estágio, realizadas no Centro de Treinamento localizado no Jardim Progresso. Neste local aprenderam noções básicas de patrulhamento, como proceder nos mais variados casos no atendimento de ocorrências e questões pertinentes à segurança do cidadão. Além destes procedimentos, os guardas receberam orientações sobre o Método Giraldi, desenvolvido com o objetivo de ensinar a utilizar de forma adequada a arma de fogo na proteção à vida.
O prefeito Paulo Serra participou da cerimônia de formatura dos novos GCMs e destacou o compromisso em investir cada vez mais na segurança. “Estamos aqui reforçando o efetivo da GCM, que passa a ter 611 homens e mulheres preparados para garantir a segurança e a manutenção da ordem. Desde o começo do governo estamos investindo pesado, equipando a nossa GCM, adquirimos oito novas viaturas, concretizamos o estatuto da GCM, após uma espera de 28 anos, e criamos o Comitê Integrado de Segurança (CIS). Nós temos um planejamento, que é de cumprir integralmente o compromisso firmado com a população e chegarmos até o final do ano de 2020 a mais de 800 GCMs na nossa cidade”, destacou.
Investimento – Como parte dos esforços para garantir mais segurança aos munícipes de Santo André, a Prefeitura está realizando a readequação do antigo prédio que abrigava o CIC (Centro Integrado de Cidadania), localizado no Jardim do Estádio, onde funcionará o atendimento 24 horas do 6º DP. O novo equipamento vai possibilitar que os moradores do entorno não precisem mais se deslocar até o centro da cidade para lavrar boletim de ocorrência fora do horário comercial. A medida beneficiará diretamente mais de 150 mil residentes da região.
Entre as diversas medidas que a atual gestão tem adotado está também a instalação da nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Paraíso. A administração realiza obras de readequação em um prédio pertencente à Prefeitura, que incluem intervenções hidráulicas, elétricas, pintura, colocação de cobertura e serviços de acessibilidade. O prédio está localizado no cruzamento das ruas Curupaiti e Ibirá.
A Prefeitura está finalizando também os trâmites legais para a compra e instalação de 250 novas câmeras de monitoramento, que serão responsáveis por triplicar a capacidade de monitoramento de ruas, avenidas e os grandes corredores. Estas imagens ficarão concentradas em uma moderna central que integrará a comunicação com a Polícia Militar, Civil e GCM. As novas câmeras também serão determinantes para ampliar a cobertura do Programa Detecta na cidade, reduzindo os índices de roubo de veículos.
Fonte: PMSA – Por: Daniel Betega