A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo registrou 31 ocorrências durante a Operação Força Azul Marinho, iniciada na quarta-feira (23/7), entre eles crimes como violência doméstica, vandalismo e tráfico de entorpecentes. A operação, que tem como foco abordagens estratégicas e ações preventivas, integra as sete GCMs das cidades do Grande ABC, com ênfase no reforço da segurança nas áreas de divisa entre os municípios, além de rondas ostensivas em diferentes regiões de cada cidade.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Na lista de casos registrados destaca-se seis ocorrências relacionadas à violência contra a mulher, um caso de vandalismo e outro de tráfico de entorpecentes. No decorrer da operação, foram apreendidas 146 porções de maconha, 30 porções de cocaína e 10 porções de crack. Além disso, foram registradas seis ocorrências de desordem e perturbação e oito infrações de trânsito.
“O trabalho da GCM de São Bernardo tem sido crucial. Na Operação Força Azul Marinho, as equipes demonstraram excelência e rapidez no combate ao crime, com especial atenção à proteção das áreas mais vulneráveis. Estamos apoiando e valorizando o esforço incansável da GCM, que é fundamental para garantir a paz e a tranquilidade dos cidadãos”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian.
A operação integrada entre as sete GCMs das cidades do Grande ABC também prevê a realização de patrulhamento ostensivo em áreas de limite, com compartilhamento de dados e informações de interesse dos municípios consorciados para atuação preventiva e repressiva (incluindo vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico e denúncias de infrações).
CONJUNTAS – A Operação Força Azul Marinho faz parte de um conjunto de ações integradas entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Mas, além desta operação, desde fevereiro, a GCM tem intensificado sua atuação em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, com foco no policiamento preventivo e no aumento da presença das forças de segurança nas ruas, garantindo mais tranquilidade e proteção à população. Ao longo do ano, a GCM e a PM realizaram operações compartilhadas, como o Segurança Direto ao Ponto, que monitora as principais vias da cidade e os pontos de ônibus nos horários de maior movimento.
OUTRAS AÇÕES – Após ser acionada nesta quarta-feira (23/7), a GCM prendeu, em flagrante, um homem que furtava um esguicho de latão polido e uma chave de acoplagem do hidrante de incêndio da UBS (Unidade Básica de Saúde) União, equipamentos avaliados em mais de R$ 1.300. O suspeito, paciente da unidade e com diversas passagens criminais, foi encaminhado ao 8º Distrito Policial, onde permanece à disposição da Justiça.
_______
Fonte: PMSBC | Texto: Luciana Almeida/PMSBC
Foto: Brenner Oliveira/PMSBC