Com foco na ampliação da sensação de segurança na cidade, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deu início, nesta quinta-feira (22/1), a uma nova etapa da Operação Bairro Mais Seguro, desta vez no Grande Alvarenga e região do entorno, reforçando a presença preventiva e ostensiva, com a ocupação estratégica de locais com maior concentração de ocorrências, identificados com base em dados operacionais e na escuta direta da população.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Nesta etapa, as ações seguem por quatro dias concentradas nos bairros do Grande Alvarenga, Batistini, Sítio Bom Jesus, Jardim Detroit, Carminha e outros pontos da região, com patrulhamento ostensivo, posicionamento estratégico de viaturas, bloqueios e ações de fiscalização.
O planejamento da operação é orientado por levantamentos estatísticos do Observatório de Segurança, denúncias da população e relatórios de patrulhamento, que identificam os pontos com maior demanda por segurança. A partir dessa análise, a GCM intensifica a presença em locais estratégicos e ações de visibilidade, com o objetivo de inibir práticas criminosas e impedir a formação de aglomerações, mantendo o controle do território ao longo do dia.
Para a execução da operação, a GCM mobilizou 39 agentes, com emprego de 20 viaturas e motocicletas, incluindo equipes da Romu, Base Móvel e Ambiental, garantindo resposta rápida às demandas da região.
De acordo com o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, o Bairro Mais Seguro é uma ação contínua e integrada. “Não é uma ação pontual. O Bairro Mais Seguro trabalha com planejamento, continuidade e leitura constante do território. A operação se adapta à realidade do bairro e se integra a outras frentes para manter a ordem e o sossego da população.”
COMBATE A PANCADÕES – O trabalho da Operação Bairro Mais Seguro segue entre sexta-feira (23/1) e domingo (25/1), com atuação preventiva antecipada durante o dia por meio de patrulhamento ostensivo, bloqueios, blitzes e ações de visibilidade. As ações são integradas e dão apoio à Operação Dorme Bem, que concentra a atuação no período noturno e na madrugada, com foco no combate à perturbação do sossego, aos pancadões e na prevenção de aglomerações.
“A presença contínua da Guarda no bairro faz diferença no dia a dia. Quando a atuação é mantida e acompanhada, o território permanece organizado e a população se sente mais segura”, afirmou o responsável pela Inspetoria Batistini/Alvarenga, Inspetor Stracci.
Na semana anterior, essa estratégia já apresentou resultados positivos na região do Batistini. Ao longo de três dias, a GCM realizou 253 abordagens, removeu 19 veículos, efetuou 75 testes do etilômetro e registrou uma prisão por embriaguez ao volante.
________
Fonte: PMSBC
