A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo frustrou, na manhã desta segunda-feira (1º/09), um furto de placas de bronze no Cemitério da Vila Paulicéia, localizado na Rua Júlio de Mesquita, no bairro Paulicéia. A ação criminosa foi identificada em tempo real pelas câmeras do sistema de videomonitoramento, o que permitiu a rápida mobilização dos agentes. Durante a operação, uma mulher com extensa ficha criminal e em liberdade condicional foi presa em flagrante. A ocorrência foi apresentada ao 5º Distrito Policial ainda pela manhã.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Segundo registros, os agentes receberam um chamado via CCO (Centro de Controle Operacional) informando sobre um furto em andamento no Cemitério da Paulicéia. As equipes se deslocaram imediatamente até o local, onde as câmeras de videomonitoramento flagraram um dos criminosos saltando o muro do cemitério com objetos furtados, enquanto atuava em parceria com uma mulher que aguardava nas proximidades.
“A atuação precisa da equipe, aliada ao uso da tecnologia, mostra o comprometimento da GCM com a segurança da cidade e a proteção do patrimônio público”, afirmou o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos.
Durante a medida, a suspeita foi abordada e presa em flagrante. Com ela, foram encontradas placas decorativas de bronze, subtraídas de túmulos, além de ferramentas utilizadas na prática do crime. A mulher estava em liberdade condicional. A equipe de motociclistas da GCM ainda tentou capturar o comparsa, que conseguiu escapar ao escalar um muro de aproximadamente quatro metros, atravessar um apartamento e se evadir em direção ao município de Diadema. A situação está em investigação.
“O videomonitoramento tem sido uma ferramenta estratégica para ampliar nossa capacidade de resposta. A GCM está cada vez mais preparada para agir com inteligência e eficiência”, destacou o secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian.

DORME BEM – A GCM, com apoio da especializada Romu (Rondas Ostensivas Municipais), realizou entre sexta-feira (29/08), às 18h, e segunda-feira (1º/09), às 5h da manhã, mais uma edição da Operação Dorme Bem, intensificando o patrulhamento preventivo em áreas estratégicas da cidade. A ação resultou em 277 ocorrências registradas, refletindo o impacto direto da presença ostensiva das forças de segurança.
Entre os atendimentos, destacam-se casos de violência doméstica, tráfico de entorpecentes, roubos e desordem pública, esta última com 125 registros, evidenciando o papel da operação na contenção de perturbações ao sossego e conflitos em vias públicas. A operação também contribuiu para a localização de pessoas desaparecidas, apreensão de drogas e reforço da fiscalização ambiental.
______
Fonte: PMSBC | Texto: Luciana Almeida/PMSBC