O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, destacou neste sábado (18) a importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) na ampliação da cobertura vacinal e na criação de soluções inovadoras que estão transformando o atendimento na rede municipal.
Durante o Dia D de Vacinação, realizado neste sábado em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde da cidade, foi apresentada uma ferramenta inédita: os óculos de realidade virtual desenvolvidos por ACSs da Clínica da Família Alzira Franco, que ajudam a distrair as crianças no momento da aplicação do imunizante — a chamada “vacina virtual”.
Leia também: Santo André desenvolve óculos para auxiliar na aplicação de vacina em crianças
“Os agentes comunitários são a linha de frente da saúde pública, aqueles que conhecem o território, escutam as famílias e ajudam a salvar vidas todos os dias. E agora também estão inovando, criando soluções com tecnologia que tornam o atendimento mais humanizado e eficiente. Essa é a Santo André que acreditamos: moderna, criativa e próxima das pessoas”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira.
O projeto foi idealizado pelo agente comunitário Douglas Wilson Messias da Silva e pelo técnico Henrique Silva Antônio, e está em fase de testes para futura ampliação a toda a rede municipal de saúde. A inovação foi apresentada durante o evento em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, celebrado em 4 de outubro, que reuniu centenas de profissionais no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.

Além da “vacina virtual”, a cidade vem intensificando campanhas de imunização para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população. O Dia D de Vacinação integrou a Campanha Nacional de Multivacinação e mobilizou milhares de andreenses para atualizar cadernetas de vacinação, com foco especial em crianças e adolescentes de até 15 anos.
“Essa união entre tecnologia, cuidado e presença humana é o que define o nosso trabalho. Em Santo André, valorizamos os profissionais da ponta e investimos para que a população tenha atendimento de qualidade em todas as etapas da vida”, completou Gilvan.
A inovação dos agentes andreenses tem repercutido positivamente entre profissionais da área e deve se tornar referência para outras cidades.