A população do Jardim Santo André recebeu de volta neste sábado (11) uma área de esporte, lazer e convivência totalmente modernizada: a Praça Lamartine. O espaço passou por obras de revitalização e a partir de agora retorna ao dia a dia dos munícipes andreenses.
>>mais notícias: Santo André
A entrega da renovada Praça Lamartine aconteceu em clima de festa neste sábado, com a presença do prefeito Gilvan Ferreira e outras autoridades, em meio a moradores e muitas crianças, que puderam aproveitar a estrutura do programa Mais Lazer para se divertir ainda mais: além das estruturas renovadas, o espaçou tinha brinquedos infláveis, jogos, mini quadras, recreadores e música.

“Alegria em ver tantas crianças e moradores prestigiando essa entrega. Seguiremos trazendo cada vez mais transformação social e urbana para a nossa cidade”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.
Com investimento de R$ 2,4 milhões, foram implantados na praça uma quadra de futebol de gramado sintético (com medida 20 m x 30 m) e uma quadra poliesportiva. Dispõe ainda de playground, academia ao ar livre, áreas de convivência e descanso e equipamentos para pets.
Foi efetuada ainda a qualificação da área verde, com o aumento da área permeável e plantio de árvores nativas e outros elementos, contando com a contribuição do Viveiro Municipal. Todo o espaço conta ainda com nova iluminação de LED, para utilização inclusive no período noturno.
“Nossa equipe segue dedicada para que todos os projetos que temos aqui na região avancem, construindo uma Santo André melhor, com olhar no futuro”, completou o prefeito.
“Chegamos à entrega da primeira fase das obras, aproximando ainda mais os moradores da Prefeitura de Santo André. Este é só o começo, pois temos ainda mais a fazer nesta área. Esperamos que cuidem com muito carinho deste espaço”, pontuou secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
Aprovação
Aos 65 anos, Maria Antônia Fernandes reside no bairro há três décadas. “Moro em frente à praça e acompanhei como tudo se transformou por completo. Está lindo. Foi um grande presente e nossas crianças vão aproveitar bastante”.
O marido da dona Maria, José Ivair Domingues, concordou. “Estou torcendo para que destas quadras saiam muitos atletas”, projetou.
Floresta urbana
Uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Ministério das Cidades, que conta com apoio técnico e financeiro da agência alemã GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), está revitalizando a área ao lado da Praça Lamartine para implantação de uma floresta urbana.
Com um aporte inicial de 65 mil euros, já foi construído um espaço multiuso (sob a arquibancada do campo society) para elaboração de oficinas de educação ambiental, viveiros e outros tipos de atividades. Em ação recente, o prefeito Gilvan realizou o plantio da primeira árvore da área (um pé de cambuci). Na sequência, outras espécies arbóreas também foram plantadas.
A ideia do projeto é combinar lazer, preservação e educação ambiental, evitando que o local volte a sofrer com ocupações irregulares.
Para a realização do projeto, a Prefeitura se responsabilizou pela retirada de 69 moradias que estavam em situação de risco e despejavam esgoto irregularmente no Córrego Lamartine. As famílias estão sendo atendidas pelo aluguel social e foram cadastradas para atendimento habitacional definitivo.
A administração andreense também é responsável pela limpeza, movimentação de terra e retaludamento da área, além da renaturalização do Córrego Lamartine, implantação da Agrofloresta, criação de uma horta comunitária e também de áreas de convivência e contemplação nas áreas ao redor do curso d’água.
_______
Fonte: PMSA | Texto: Caroline Terzi e Dérek Bittencourt/PMSA